Na quarta-feira, 13 de maio, a Yamaha realizou testes de campo do sistema Remote Cheerer powered by SoundUD no Estádio Shizuoka ECOPA, um dos maiores do Japão, com a cooperação de Júbilo Iwata e Shimizu S-Pulse, dois clubes de ponta do futebol do país.
Com a pandemia do coronavírus, campeonatos de todas as modalidades foram suspensos. Mesmo com a situação começando a voltar à normalidade em diversos países, os campeonatos devem começar a voltar sem público, mas a participação da torcida é essencial a esportes como o futebol, por exemplo.
Em resposta, a Yamaha fez uma colaboração com dois dos principais clubes de futebol profissional do Japão e usou um grande estádio, com capacidade para 50 mil pessoas, para realizar o teste de campo do Remote Cheerer powered by SoundUD. A intenção é que os torcedores possam acompanhar o jogo do conforto de sua casa ou de outro local, seja pela TV, rádio ou streaming, com os jogadores sentindo a vibração da torcida.
A comunicação entre a torcida remota e o campo de jogo é feita por meio de um aplicativo para smartphone. O apoio da torcida é sentido por meio dos alto-falantes instalados ao redor do local. Os espectadores podem escolher a área para onde o áudio será transmitido. Para testar a praticidade do sistema, foram instalados um total de 58 altos-falantes ao redor do estádio, e usuários de vários locais remotos, via smartphone, enviaram gritos, aplausos e vaias, simulando uma situação de torcida.