Se alguém falasse, há 20 anos atrás, em console digital ao vivo viajando pelas estradas e ares do Brasil, provavelmente iria se deparar com olhares de incredulidade. Na época em que apenas começavam a se disseminar os sistemas em line array e havia um debate sobre uma possível supremacia do som analógico, ainda se acreditava que equipamentos digitais não seriam capazes de suportar as condições adversas das estradas do Brasil. Hoje o panorama mudou completamente. Equipamentos robustos e com desempenho igual ou melhor ao das mesas analógicas já tomaram conta do mercado.
O digital já é a realidade no áudio, e não só por uma questão de custo-benefício. Agora, os equipamentos se aperfeiçoam e barateiam cada vez mais.“A LV1 tem um desempenho tão bom quanto outras consoles por um custo menor”, expõe Vladmir Ganzerla, gerente de vendas da GSB, representante da eMotion LV1 Waves no Brasil. Desde 2019 ele trabalha intensamente para divulgar a console no Brasil e adaptar a venda do produto às condições daqui. A pandemia, é claro, mudou as condições do trabalho. Mas não impediu que, dentro das limitações do momento, fossem divulgadas as grandes vantagens que o equipamento traz para quem vai usá-lo.
House Mix do show do Whitesnake em Curitiba.
LV1 no Brasil
Em 2019, a mesa já foi usada intensamente superando todos os desafios das condições brasileiras com alguns dos maiores artistas. “O equipamento viaja com o Luizinho Mazzei na carreta do Capital Inicial desde 2018 e nunca teve um problema. Com o Lucas Lucco, na fase de testes, pedi para colocar a mesa atrás do caminhão, onde pula mais. Não tivemos problema. O Mauricio Pinto (engenheiro de som), com o Roupa Nova, também foi tudo sem problema, assim como com o Batata, que trabalha com o Ferrugem. A mesa fica em um case todo cheio de suspensão, e isso feito especialmente para o Brasil”.
Se em alguns segmentos, a partir da pandemia, a procura pela mesa foi adiada, em outros, acabou acelerando a escolha. “O grande lance foram as igrejas. Assim que elas começaram a voltar já fizeran as lives. O pessoal nos procurava e dizia que gostaria de conhecer a mesa. Nós levávamos, o técnico de som usava e não teve um que não gostasse. A LV1 é muito simples para fazer lives”, aponta o especialista em produtos.
House Mix do show do Whitesnake em Curitiba.
Outra especificidade das vendas no Brasil são as configurações já prontas de acordo com as necessidades do cliente. “Lá fora, eles vendem tudo separado: computador, servidor... Aqui já deixamos tudo pronto. Toda a configuração pronta e dentro do case. É só ligar na tomada e usar”, explica Vladimir. Entre as vendas, a mais recente é a feita para o teatro Amazonas, em Manaus. Após o fechamento da compra, Ivan Cunha, o Batata, especialista de produto que foi treinar os profissionais do teatro para que eles pudessem usar todos os recursos da mesa. “Fazemos todo o atendimento até o pós-venda”, ressalta o gerente de vendas.
Sistema do Teatro Amazonas, em Manaus.
Para todo esse atendimento, a equipe de especialistas de produtos é extensa e espalhada pelo Brasil. Estão nela nomes importantes do áudio, como o já citado Batata; Bruno Campreguer, que é especialista de produto e suporte Waves em softwares em Minas Gerais; Mauricio Pinto, que é o especialista de produto no Rio de Janeiro; Marcos Amorim, especialista de produto em Goiás e Rodrigo Berlanga, que dá o suporte no interior de SP. Além deles todos, Luizinho Mazzei ainda dá o suporte em técnicas de utilização da eMotion LV1, também como especialista de produto. Tem ainda Leonardo Fabbo Rodrigues, que é especialista em TI para LV1. E tudo sempre com o apoio do CEO da GSB ProAudio Manoel Rodrigues e, claro, de Vladimir Ganzerla como gerente de vendas.
James Gebhard na passagem de som do Whitesnake, em Curitiba
Facilidades
Ao entender a mesa e como funciona, não fica difícil perceber o porquê do sucesso dela. A eMotion LV1 é um console de mixagem digital para engenheiros de front-of-house, monitores e broadcast. A tecnologia que dá o conceito da mesa é a Waves SoundGrid, provendo um fluxo de trabalho rápido mesmo em condições complexas de uso do equipamento. Cada um dos canais do mixer possui um rack próprio de plug-in capaz de executar até oito plug-ins compatíveis com SoundGrid . Com isso, é possível mixar ao vivo com centenas de plugins funcionando dentro do próprio mixer. No mais, todas as predefinições de plugins e cadeias salvas no eMotion LV1 podem ser compartilhadas com os hosts de plug-in Waves MultiRack e StudioRack. Ou seja: é possível aproveitar algo que tenha sido feito no estúdio ao vivo e vice-versa, mantendo, dessa forma, o padrão do trabalho.
A faixa de canal do mixer, com o equalizador padrão, filtros e processamento de dinâmica - é fornecida pelos plug-ins Waves eMo: eMo D5 Dynamics , eMo F2 Filter e eMo Q4 Equalizer . “Quando a mesa chega, ela vem com esses plugins. Mas quem vai usar ela vai precisar também de um reverb, um delay, compressores, essas coisas. Então nós já inserimos nela um pacote Diamond, que já tem 72 plugins e não é caro. Dessa forma, o comprador já tem compressores gate e tudo o mais que precisa para fazer um show com a mesa”, detalha Vladmir.
Além disso, as possibilidades de controle da mesa são diversas. É possível usar os controladores de hardware padrão da indústria, telas multitoque e mesmo diversos dispositivos portáteis que podem ser desde quatro telas de toque a um único laptop ou tablet. E no que diz respeito à portabilidade, o eMotion LV1 usa a infraestrutura do SoundGrid para redes de áudio. Ele pode ser configurado como portátil ou estacionário, e pode se conectar a qualquer E / S ou servidor compatível com SoundGrid.
Treinamento com Fabio Tomaselli, em Manaus
De engenheiro de som para engenheiro de som
Vladmir Ganzerla atuou também como engenheiro de som tanto no estúdio como em shows, e se impressiona com a LV1. “No fim das contas, o que importa em uma mesa de som é a qualidade de som, e a LV1 tem uma qualidade fenomenal, além de ser muito intuitiva de operar. Inicialmente, a operação por tela sensível ao toque assusta um pouco, mas na hora que a pessoa começa a operar, depois de uns 15 minutos já percebe a facilidade e começa a sorrir. E o som é maravilhoso”.
E para facilitar mais, a mesa é oferecida em diversos pacotes. “Oferecemos a mesa em 16, 32, 40, 48, 56 e 64. Isso com canais mono ou estéreo. Entregamos com a configuração pronta que a pessoa pedir. Temos três tipos de case. Um para locadoras, um para bandas, para viajar, aéreo, porque não pode passar de 23 quilos para colocar na esteira, ai fica tudo separado. Eu faço a adaptação que o cliente quiser”, finaliza Vladmir Ganzerla.
Treinamento de técnicos de Manaus e região
Especificacões:
• Ate 64 canais de entrada estéreo / mono, 36 canais buss / retorno
• Executa 8 plugins compatíveis com SoundGrid diretamente em cada canal
• Processamento de faixa de canal fornecido pelos plugins do Waves
• 16 auxes (estéreo / mono), 8 grupos de áudio, L / R / C / Mono, 8 matrizes (estéreo / mono)
• 16 faders DCA, 8 grupos mudo, 8 teclas de atalho atribuíveis pelo usuário
• Crie suas próprias camadas personalizadas para um fluxo de trabalho super rápido
• Mecanismo de mixagem de ponto flutuante de 32 bits; taxa de amostragem de até 96 kHz
• Compatível com superfícies de controle padrão da indústria
• Integra-se suavemente com o plugin do automixador de fala Dugan
• Conecta-se a diversos drivers de E / S do SoundGrid e a vários DAWs
• Os engenheiros do FOH e do monitor podem compartilhar o mesmo stagebox entre dois mixers