A Pesquisa do Mercado Brasileiro da Música, realizada anualmente pela Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), verificou que 53% das músicas executadas no top 200 da plataforma Spotfy são independentes. Os dados foram coletados por meio de uma avaliação dos dados das principais plataformas de streaming referentes a 2019 e parte de 2020. Foram feitas entrevistas com 60 empresas – 50 associadas e 10 não-associadas convidadas – entre editoras, produtoras de evento, produtoras audiovisuais e estúdios.
Outros dados indicam a presença das plataformas digitais de música no mercado fonográfico: os resultados apontam que 50% do faturamento das empresas pesquisadas vêm das plataformas digitais e 15% da receita das empresas pesquisadas vem de fora do Brasil.
A pesquisa identificou que gravadoras, distribuidoras e MEIs enfrentam desafios distintos no momento atual. Para as gravadoras, é preciso focar na adaptação ao mercado cada vez mais digital. Já as distribuidoras digitais – que mediam a relação entre artistas e plataformas – devem focar os esforços na ampliação e manutenção do catálogo e na atualização constante dos cadastros. Os microempreendedores individuais devem se concentrar em viabilizar a geração de renda ampliando as formas de entrada dos recursos.
A pesquisa completa será disponibilizada nos próximos dias. O estudo foi realizado em duas frentes. As empresas internacionais Chartmetric e Counterpoint foram responsáveis pelo levantamento de dados quantitativos. E a brasileira LV Pesquisa realizou a pesquisa junto às empresas.