Festival encontra caminhos para driblar restrições e acontecer
Entre os dias 23 e 25 de outubro acontece o Rio Montreux Jazz Festival. A edição de 2020 terá algumas especificidades: por conta das restrições de quantidade de público e circulação de pessoas devido à pandemia, será global e digital. Haverá palcos no Rio de Janeiro, em Los Angeles e em Nova York, e todas as apresentações serão transmitidas online - e de forma gratuita.
O line-up foi desenhado pelo idealizador e diretor artístico do festival, Marco Mazzola, para atender a um público exigente. Também houve a preocupação de valorizar o talento brasileiro. Os artistas escolhidos para subir aos palcos são Macy Gray, Milton Nascimento, Anat Cohen, Christian Scott aTunde Adjuah, João Donato, Roberto Menescal & Marcos Valle, Toquinho & Yamandu Costa, Bianca Gismonti, Claudia Castelo Branco e Lan Lanh, Stanley Jordan & Diego Figueiredo, Sérgio Dias Jazz Mania, entre vários outros.
O hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana será o palco principal do RMJF 2020. A piscina com vista panorâmica é o cenário para os shows. Um público pequeno vai poder curtir o RMJF 2020 direto da piscina do Fairmont Copacabana, respeitando todas as normas de distanciamento, cuidados especiais e protocolos de segurança. Os poucos ingressos, com preços a partir de R$ 50,00, foram esgotados rapidamente.
Nesta, como na edição anterior no Rio de Janeiro, estará presente uma característica bem conceitual do festival de Montreux na Suíça: os encontros exclusivos. Entre eles, o de Milton Nascimento, que vai se apresentar em sua casa, em Juiz de Fora (MG), com o acompanhamento de Samuel Rosa, Maria Gadú e do grupo norte-americano Sing Harlem, em uma conexão Minas Gerais/Nova York.