Anuncio topo
REPORTAGENS / Rápidas e Rasteiras

LabSonica Sound and talks no Oi Futuro

07/04/2022 - 17:38h
Atualizado em 08/04/2022 - 11:45h

 

Durante seis semanas acontece, no teatro do Oi Futuro Flamengo, o evento LabSonica Sound And Talks, com debates sobre a indústria da música e programação de shows dedicada a compositoras e cantoras de diversos gêneros musicais.

 

A estreia foi no dia 30 de março, com a cantora Zanna. Com um álbum intitulado Zanna indicado a três categorias no Grammy latino de 2017, a cantora e compositora também é conhecida por ser a voz das locuções do metrô do Rio de Janeiro. Na segunda semana, no dia 6 de abril, foi a vez de Juliana Maia. As próximas semanas terão os shows de Luciane Dom, este feito no formato de “live” a partir dos EUA (13/04); Laura Zennet (20/04); Mariana Benjamin (27/04) e Mariah Marini (04/05).

 

As palestras, que acontecem antes dos shows, começaram com Leonardo De Marchi, doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, falando sobre o impacto das tecnologias na produção musical. Na segunda semana, o doutor pela Puc-Rio em Literatura, Cultura e Contemporaneidades e professor do curso Música e Negócios Miguel Jost apresentou palestra sobre Políticas Culturais para o Século XXI. As próximas palestras serão ministradas por Alessandra Baiocchi, Germana Guilhermme, Marina Mattoso e Vinicius Soares.

 

Foto: Ana Cecília Abreu

O festival é promovido pelo selo Música & Negócios com cantoras e compositoras que participam do curso: “o projeto SoundsandTalks foi pensado em 2019.  O objetivo é incentivar novas cantoras e compositoras ligadas ao curso. Veio a pandemia, o projeto ficou congelado e agora, em 2022, finalmente conseguimos realizar o Festival, com muita alegria, envolvendo seis cantoras que também são compositoras. Segundo o ECAD, apenas 7% do dinheiro arrecadado em direito autoral vai para mulheres. Temos que incentivar as compositoras a criarem. Em 2023 tem mais. Agora o evento é anual!”, comemora o coordenador executivo do Música e Negócios Léo Feijó.

 

Juliana Maia, de Conservatória (RJ), que se apresentou no dia 6 de abril, exaltou o palco aberto para as compositoras e cantoras. “Este é um projeto plural que trabalha sobre todos os desdobramentos da música. O estado do Rio precisa dessa integração. Os fazedores de cultura do Rio de Janeiro precisam se unir”.  Juliana fez o curso Música e Negócios em 2018. “Mudou minha carreira e minha visão sobre o empreendedorismo musical. O curso fala de música, audiovisual e tudo o que precisa saber para ser um empreendedora da cultura”.

 

O Oi Futuro fica na Rua Dois de Dezembro 63, no Flamengo, Rio de Janeiro. O evento inicia com as palestras às 18:30 e prossegue cm os shows a partir das 19.

 

 

 

  • COMPARTILHE
voltar

COMENTÁRIOS

Nenhum cadastrado no momento

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Escreva sua opinião abaixo*