Reportagem: Ivo Senra e Nando Costa com a colaboração de Daniel Figueiredo | Fotos: Divulgação
A Synthplex é a maior feira de sintetizadores e tecnologias relacionadas à síntese sonora da Califórnia. Foi justamente esta a realização de Michael Learmouth e Michael Lehmann Boddicker (The two Micheal’s) este ano em Burbank, CA (área metropolitana de Los Angeles). Ambos são entusiastas de sintetizadores, grandes músicos e produtores estadunidenses, sendo Boddicker muito conhecido por ter gravado em todos os discos de Michael Jackson, dentre outras grandes realizações que o faz ser reconhecido como figura lendária na indústria musical.
Esta segunda edição da exposição (que teve início em 2019), trouxe para o público uma grande variedade de produtos relacionados ao universo dos synths (além dos synths físicos), tais como: software de sintetizadores (VSTi), sintetizadores modulares (5U, Buchla, Eurorack e Serge), sequencers, baterias eletrônicas, muitos tipos de controladores, pianos elétricos e órgãos, equipamentos de estúdio, DAW's, monitores, fones de ouvido, interfaces de áudio, acessórios de teclado, DIY Euro Racks, pedais de efeitos e módulos de efeitos visuais para Eurorack.
Muitos dos fabricantes e distribuidores apresentaram equipamentos a preços especiais e o evento contou com excelentes seminários e oficinas de construção de sintetizadores DIY. Em uma das salas, foi criado o museu Pop-Up Synth, que dentre muitas raridades, disponibilizou o protótipo do Oberheim 4 Voice. Tom Oberheim, fundador da empresa, compartilhou sua história de vida e criações com o público presente, deixando muito claro a sua genialidade e enorme importância na própria história dos sintetizadores.
Além de muito conhecimento e novidades, a Synthplex trouxe muito entretenimento aos visitantes, apresentando shows e workshops de artistas renomados em diversos locais da cidade e palcos no centro de convenções. Alguns artistas e palestrantes também participaram de forma remota, por videoconferência, direto de seus estúdios. Artistas como Steve Porcaro, Jean-Michel Jarre, Alan Parsons e Jordan Rudess foram alguns dos nomes que marcaram presença nesta edição da feira. Alguns, como o próprio Jordan Rudess, aproveitaram o encontro para visitar os estandes, conferir as novidades e divulgar novos projetos na indústria (inclusive descobrimos que ele é o embaixador da Moises.Ai, uma empresa de tecnologia de áudio criada pelo brasileiro Geraldo Ramos).
Na noite de sábado, expositores e convidados participaram de um banquete que contou com uma performance de synth modular da grande Suzanne Ciani e também uma entrega de prêmios, agraciando a artista com o Golden EarAward e Tom Oberheim, que também esteve presente, com o SynthplexFounder’sAward 2022.
A exposição aconteceu entre os dias 27 e 30 de outubro no Centro de Convenções do Hotel Marriott, em Burbank. Para saber mais detalhes ou acompanhar mais de perto os próximos passos deste evento, que pretende ser anual, acesse o site da convenção, que tem tudo bem explicado: https://synthplex.com.
Destaques da Synthplex:
AudioXpression:
A AudioXpression, empresa comandada por brasileiros e sediada em Los Angeles, estréia no circuito de feiras e exposições da indústria dos EUA apresentando diversas bibliotecas de instrumentos virtuais para Kontakt e um enorme repositório de pacotes de loops e samples, desenvolvidos exclusivamente para a empresa por músicos e produtores consagrados de todo o mundo, como Frank Colón, Roberto Menescal, Nelson Faria, dentre muitos outros.
O lançamento do pacote Xtreme Series foi um dos grandes destaques da empresa nesta feira. Uma linha de instrumentos virtuais que propõe uma sonoridade híbrida, partindo dos já conhecidos instrumentos acústicos e eletroacústicos, que veio para trazer soluções criativas e inspirar compositores de trilha sonora, música para game e praticamente qualquer tipo de produção musical a chegarem no seu "Unique Sound", como diz o lema da empresa.
O stand da AudioXpression também contou com uma apresentação surpresa dos grandes músicos Jesús Molina e Danilo Amuedo, com Jesús demonstrando alguns dos sons do Xtreme Series em ação.
1010 Music:
Steve Joslin nos apresentou essas “caixinhas coloridas” que tem um som simplesmente incrível! A primeira da direita para a esquerda é um stepsequencerdrummachine com síntese FM e sampler, a segunda um synth granular polifônico e a terceira um synthwavetable polifônico
Erica Synths / GamechangerAudio
Dois parceiros da Letônia com produtos de muita qualidade se uniram e surpreenderam nesta feira, apresentando equipamentos de altíssimo nível.
Já conhecidos por muitos, o Plus Pedal assim como o light Pedal (springreverbs) estavam ao lado deste mais recente lançamento da GamechangerAudio, segundo eles o primeiro synth eletromecânico do mundo, o MOTOR SYNTH MKII. Um synth muito interessante e curioso, contendo oito círculos vermelhos que formam uma engrenagem que produz vários tipos de ondas, criando um som realmente muito poderoso.
A Erica Synths trouxe essa versão nova do SYNTRX, um synth com uma capacidade de roteamento interna total e múltipla. Através do painel central, é possível fazer o roteamento de qualquer parâmetro para qualquer parâmetro dentro do instrumento e todos estes controles são feitos de forma digital, possibilitando salvar e carregar presets!
Ilio
Na área de software, a Ilio, representante de diversas marcas de qualidade no mercado, também marcou presença. Representou a Delta SoundLabs, empresa que produz o Stream, virtual sampler e o Fold, distorção virtual, ambos já bastante utilizados em sound design e produção musical em geral. Também representando a Applied Acoustics Systems (AAS), a empresa trouxe este lançamento bem interessante, o Multiphonics CV-1, um sintetizador virtual modular. É muito interessante ver como uma feira de sintetizadores atualmente já está se desdobrando em vários outros tipos de produtos, além dos antigos synths analógicos.
Entropy & Sons
Esta empresa de Nova Iorque esteve fazendo o pré-lançamento de seu incrível sintetizador de vídeo nesta edição da Synthplex. É muito interessante como esse tipo de equipamento vem crescendo dentro do mercado e este, em especial, é muito interessante, chamado PositronicRecursion Studio. Ele já vem com um banco de imagens interno e é capaz de receber sinal de áudio, MIDI ou CV, além de poder carregá-lo com imagens ou até mesmo operar com câmeras ao vivo conectadas a ele.
Melbourne Instruments
A Melbourne Instruments veio para a Synthplex com um lançamento que vale muito a pena destacar, o synth Nina. Ele possui o primeiro sistema de knobs motorizados já produzido, realmente muito inventivo e, segundo o criador, tem uma durabilidade eterna! Trata-se de um sintetizador de 12 vozes analógico e digital.
Dirty Wave
O estande já chamava bastante atenção, como podemos ver na foto. O M8 é um sequencer, sampler e sintetizador portátil. Além das clássicas waveforms, ele tem FM e virtual analógico. Possui um par de mini alto falantes, tela touchscreen, MIDI IN e OUT e entrada e saída de áudio, ou seja, uma ferramenta muito interessante e versátil!
Burbank Audio Systems
Conversamos um tempo com Steve Roach, dono da empresa, e ele nos contou um pouco sobre o trabalho deles, com consoles de som Neve. Tudo é feito de forma muito artesanal e esta customização permite que eles venham com valores muito mais acessíveis, tornando possível, por exemplo, criar uma mesa Neve com pré amplificadores e equalizadores de extrema qualidade em poucos canais. Este fato permite trazer os consoles a uma realidade mais próxima do público em geral, saindo daquela ideia de que só os grandes estúdios podem ter um equipamento deste calibre.
QuilterLabs
Esta empresa trouxe, provavelmente, um dos produtos mais curiosos da Synthplex. Eles começaram há 15 anos atrás comercializando discos flexíveis (parecidos com discos de vinil), porém muito mais maleáveis, lembrando mais uma folha de plástico que contém sons gravados. Estes sons (samples) eram reproduzidos por um instrumento chamado Optigan, uma espécie de órgão produzido nos anos 70 que tinha esse funcionamento, algo parecido com a ideia do Mellotron, que também dispara sons gravados através das teclas. Há três anos, eles começaram a fabricar o Panoptigon, que é o substituto atual do Optigan, permitindo assim o uso de forma mais prática e contemporânea, já que possui conectividade MIDI e torna possível o acesso aos sons usando um controlador, por exemplo.
Roland
Em posição de destaque no estande da Roland, estava o recente lançamento deste ano, o Juno-X. Um instrumento que através da tecnologia de síntese chamada ZEN-core traz a fusão de sons desde os famosos e vintage Juno 106 e Juno 60, passando pelo XV-5080 e a família RD pianos, com módulos de expansão e apresentando muitas outras funcionalidades, como vocoder, o famoso chorus e o painel como o de um synth vintage, facilitando muito a programação de novos sons.
Também em lugar de destaque, estava esta linda edição de aniversário, o Black & Gold Roland Jupter-X 50th Anniversary Model. O lançamento comemorou o aniversário de meio século da Roland no final de maio deste ano.
Yamaha
A Yamaha expôs dois controladores bem interessantes. Produzidos pela empresa DTronics, o DT-7 (Foto 14) pode controlar os parâmetros do DX-5, DX-7, TX-7, TX-802 e TX-816, facilitando e tornando muito mais orgânica e musical a forma de programar sons nestes instrumentos. E como não poderia faltar, eles também fizeram o DT- RDX, controlador para o Reface DX.
Também em posição de destaque no estande, estava o MODX8+, um super workstation lançamento da Yamaha de 2022.
Sequential / Oberheim
Em parceria,essas duas empresas estavam juntas no mesmo estande. A Oberheim trouxe o seu lançamento de 2022, o OB-X8. O novo instrumento é um sintetizador analógico de oito vozes que se inspira em alguns dos sintetizadores polifônicos mais icônicos de todos os tempos: o OB-X, OB-Xa e OB-8. Estes sintetizadores são responsáveis por alguns dos sons de síntese mais icônicos de todos os tempos, como "Jump" do Van Halen, "Tom Sawyer" do Rush, "1999" do Prince e muitos outros sucessos.
A Sequential apresentou alguns de seus synths mais recentes, como o Take 5 e o Prophet 5 e 10.
IK Multimedia
Numa configuração de estande muito interessante, a IK Multimedia apresentou o Galaxy, seu synth virtual que é uma recriação do famoso Alesis Andromeda, que foi um sintetizador polifônico analógico de 16 vozes com 2 osciladores por voz, cada um com sub osciladores, seleção de múltiplas formas de onda e modulação de largura de pulso da onda quadrada.
A empresa também apresentou seu Hammond B-3X e o Sampletron 2, uma recriação do Mellotron.
SleepyCircuits
A empresa veio para a Synthplex com o Hypno, um sintetizador de vídeo semi-modular com muitas funções. Com 4 entradas USB-A, Ethernet e HDMI, a combinação de possibilidades de processamento de vídeo deste equipamento surpreende muito!