Nos dias 29 e 30 de outubro de 2024, o Novotel Rio de Janeiro Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, foi palco da feira itinerante Sintonia Road Show, que atraiu quase 500 participantes. Durante o evento, aconteceram palestras, networking e lançamentos tecnológicos que atraíram profissionais da área e entusiastas do setor. A entrada foi gratuita.
A ideia
O Sintonia Road Show nasceu de um contratempo que se transformou em realização. Alexandre Ferreira, proprietário da Carbocase e um dos idealizadores do evento, conta como foi: “Tudo começou em Goiânia, após um evento que não deu certo. Reunidos no saguão do hotel, decidimos aproveitar os dias livres para idealizar algo novo. Sabíamos que havia potencial para criar um formato itinerante e consistente”, explicou Ferreira.
A ideia ficou amadurecendo durante um ano, mas, após esse período, a primeira edição, no Rio de Janeiro, foi organizada em apenas um mês e meio. “Foi o lugar ideal para testar o formato. Nosso objetivo é democratizar o acesso à tecnologia, levando inovação para várias regiões do país”, revelou Alexandre. A estratégia agora é expandir o projeto com edições mensais que, já a partir de janeiro, devem acontecer em Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e João Pessoa (PB).
O valor da proximidade e da humanização
Segundo Adefran Santana, também idealizador do Sintonia, o formato pocket da feira foi pensado para facilitar a logística e aproximar profissionais de diferentes localidades. “Nosso objetivo é criar um espaço mais humano. A feira promove um ambiente onde podemos compartilhar conhecimento, fazer networking e fortalecer laços”, afirmou.
Para Adefran, o Sintonia não busca competir com grandes eventos como a Semanaudio, mas complementá-los. “As grandes feiras têm seu lugar e sua importância. O Sintonia vem para atender uma necessidade de encontros mais frequentes e regionalizados.”
Inovação em foco: palestras e lançamentos
A programação foi diversa e primou pela qualidade técnica das palestras. Daniel Reis, um dos palestrantes, apresentou o sistema Spectera, da Sennheiser, uma inovação mundial em áudio bidirecional. “O Spectera permite operar microfones e in-ears em um único equipamento, sem cabos de RF. Essa tecnologia redefine a conectividade para shows e apresentações ao vivo”, explicou Reis.
Manoel Tavares, da GSB, trouxe uma palestra sobre musicoterapia e os efeitos do som no cérebro. “Exploro como fenômenos físicos do som se transformam em estímulos elétricos que impactam o cérebro. Esse tipo de conteúdo foge do convencional e amplia o entendimento sobre o papel do áudio em áreas como saúde e bem-estar”, comentou. Ele ainda fez outra palestra sobre microfonação, abordando diversas situações enfrentadas pelos profissionais no dia a dia. Entre outros produtos, a GSB levou um dos seus grandes sucessos: a console Waves eMotion LV1 Mixer.
Outro destaque foi a dupla Rodrigo Pinheiro e Guilherme Fahl, especialistas da Allen & Heath, que abordaram as vantagens do áudio por IP e as possibilidades abertas pelos protocolos modernos. “Nosso sistema, com a menor latência do mercado, oferece conexões diretas entre equipamentos. Isso representa um avanço significativo em eficiência e estabilidade para produções ao vivo”, afirmou Fahl.
Reencontro presencial com o público
Além de promover inovações tecnológicas, o Sintonia Road Show promoveu um reencontro presencial entre profissionais e marcas. Joel Brito, atual presidente da AES Brasil, elogiou o projeto. Ele apontou que o Sintonia atende uma demanda específica e complementa os grandes eventos ao estilo dos congressos da AES Brasil, que aconteciam antes da pandemia e têm um escopo mais amplo. “A AES sempre foi mais completa em abrangência, no sentido de que ela não é só sonorização. Ela tem estúdio, broadcast, ao vivo, pesquisas e palestras educacionais, com apresentação de trabalhos científicos, estabelecendo o padrão de conhecimento de tecnologia. É sempre positivo os profissionais se reunirem para ver as novidades, assistir a palestras, se reciclarem e conhecerem novas tecnologias. Isso é sempre muito positivo”, reforçou Joel.
José Anselmo Paulista, ex-presidente da AES Brasil, viu no evento um retorno às raízes: “O Sintonia me lembrou a primeira convenção da AES, que foi no Hotel Copa D’Or. Estamos vivendo um momento de recomeço no mercado, e iniciativas como esta são fundamentais para reconstruir conexões e fortalecer o setor.”
A impressão de Paulista foi reforçada pelo diretor da Revista Backstage, Nelson Cardoso. Em depoimento para Queila Cysneiros, o empresário exaltou o Sintonia Road Show. Durante a fala, Nelson citou o evento como um recomeço, relacionando o road show aos primeiros encontros de profissionais de áudio ocorridos durante os anos 1980. “Isso aqui me lembrou o segundo Encontro Nacional dos Profissionais de Áudio (ENPA), em 1992. Acho fantástico e espero que seja o renascimento de feiras, palestras, trocas e intercâmbio e, principalmente, de networking, que sempre foi algo fundamental em produção musical. Me parece que o início, a estrada, está sendo esquecida, e ela já foi pavimentada por profissionais fantásticos. Então, aos novos profissionais desse mercado, deem uma olhada para trás de vez em quando e vejam como nasceu esse mercado”, completou.