Álbum com músicas de Daniel Figueiredo é indicado ao Grammy latino
Álbum de composições de Daniel Figueiredo tocadas por Leo Amuedo é indicado na categoria de Melhor Álbum Instrumental da edição latina do prêmio. Além deste, o compositor e produtor teve já outros álbuns indicados ao prêmio, como Fruto de amor, da cantora Aline Barros, eleito Melhor Álbum de Música Cristã e Nosso samba tá na rua, de Beth Carvalho, que venceu na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode.
Também não é a primeira vez que composições de Daniel Figueiredo ganham um registro executadas por alguns dos melhores instrumentistas em atividade. Isto já aconteceu, por exemplo, com o quarteto do guitarrista Mateus Starling, no álbum Mateus Starling Plays Daniel Figueiredo. O quinteto de Nelson Farias também gravou Daniel Figueiredo. Agora é a vez do guitarrista e violonista uruguaio.
O caso específico de Leo Amuedo Plays Daniel Figueiredo é um daqueles onde as composições feitas para uma trilha sonora – no caso, a trilha incidental da novela Apocalipse, da TV Record, que foi ao ar entre 2017 e 2018 - demonstram ter força para brilharem como uma obra autônima. Leo, conhecido e reconhecido na banda de Ivan Lins, entre outras estrelas da MPB, como um grande guitarrista, mostra que é também um grande violonista.
Daniel, por sua vez, tem ampla experiência como compositor, tendo feito inúmeras aberturas em programas de TV e a produção musical de sucessos televisivos da TV Record, como Jesus, Os dez mandamentos e, claro, Apocalipse. O objetivo de sublinhar as cenas da novela como trilha incidental não impedem que temas como Confiar ou Improvise chamem atenção do ouvinte mais atento de música.
As linhas melódicas bem definidas, bonitas, bem executadas e bem gravadas sempre acabam chamando a atenção. Mérito também da gravação, mixagem e masterização. Estas últimas feitas pelo também produtor do álbum, com Daniel e Leo, Rannieri Oliveira no RPA Studios. Rannieri também atuou como pianista nas faixas Agridoce, Fluir e Oitava. Lui Coimbra foi mais um músico convidado, tocando cello em Agridoce.
Os instrumentos foram gravados nos estúdios de Leo Amuedo (violões), RPA Studios (piano) e LC Nano Studio (violoncelo). A remasterização foi feita por Paulo Jeveaux, no Nagringa Studio.