No decorrer dos anos de existência da Revista Backstage, não são poucas as reportagens sobre trabalhos de alto nível nas quais os leitores viram a presença de algum equipamento projetado por Rupert Neve. Equipamentos que construíram fama por sua qualidade e produziram uma espécie de “aura mágica” sobre eles, se tornando objeto de desejo. “É muito menos uma mística e, na verdade, uma reputação bem merecida. Rupert sempre sustentou seus projetos inovadores com embasamento técnico”, diz Joel Brito: engenheiro e membro ativo da AES Brasil e internacional.
O engenheiro de som Carlos Freitas, que atualmente trabalha nos EUA com seu estúdio de masterização, ressalta que este embasamento e qualidade técnica foram responsáveis por um timbre bem peculiar. “Esse timbre virou uma característica de seus projetos, algo desejado por dez entre dez engenheiros de áudio. Foi o Steve Jobs do Audio!”, conclui. Ao examinar a trajetória de Rupert Neve, é possível constatar que não se trata de nenhum exagero e se pode até inverter a afirmativa: Steve Jobs é o Rupert Neve dos computadores.
Vocação
Rupert Neve nasceu em 31 de julho de 1926, na Inglaterra, e cresceu na Argentina. Desde cedo já fuçava manuais de eletrônica, consertando e construindo rádios na adolescência. Já com 17, serviu na Segunda Guerra Mundial na Royal Signals, que era ligada à parte de comunicação das forças armadas da Inglaterra, decodificando e fazendo códigos. Ainda na juventude, trabalhou na instalação de equipamentos para gravação e endereçamento de som público. Incluindo o evento de reinauguração da Igreja de St Andrew, em Plymouth, depois que ela foi reconstruída, que teve como personagem principal a então princesa Elizabeth, que logo se tornaria a Rainha Elizabeth II.
Já nos anos 50, trabalhou na Rediffusion, uma precursora dos primeiros sistemas de TV a cabo. Logo saiu e formou a CQ Audio, uma empresa especializada na fabricação de sistemas de alto-falantes de alta fidelidade, onde desenvolveu mais suas habilidades como projetista. Em 1961, fundou a Neve Electronics, onde começou a projetar e construir consoles de mixagem para estúdios de gravação, como o da Phillips e o Recorded Sound. Para este último, construiu uma console para estúdio e outro para broadcast. A Recorded Sound tinha um contrato com a Radio Luxembourg para transmitir concertos ao vivo.
Em 1964, Neve substituiu as válvulas pelo transistor nos equalizadores da console de mixagem que construiu para os estúdios da Phillips em Londres. Foi nesta época que seus projetos começaram a circular e ganhar fama nas altas rodas da produção fonográfica. Daí para frente, continuou ampliando a reputação como engenheiro projetista de alguns dos melhores equipamentos de áudio.
No decorrer das últimas quatro décadas. Neve projetou pré-amplificadores de microfone, equalizadores, compressores e nos primeiros consoles de mixagem de grande formato criando alguns clássicos, como os consoles Neve VR-72 Flying Faders(Neve foi o criador deste conceito), Neve 8078, Amek 9098I, o summing mixer Neve 8816 e o pré/compressor/equalzador Portico 5015, pré-amplificador 1066 e 1073. Também teve trajetória sólida como empresário. Rupert Neve fundou e vendeu empresas como a Neve, Focusrite, ARN Consultants e, nos anos 2000 e 2010, a Rupert Neve Designs.
Reconhecimento
Neve é apontado como o primeiro projetista de consoles de grande porte, além de ter fundado conceitos como o da automação de mesas com flying fader. Em 1989, ele foi introduzido no Mix Hall of Fame e em 1997 foi a terceira pessoa a receber um prêmio Grammy técnico pelo conjunto da obra, além de ter sido considerado, em uma pesquisa de 1999 da revista Studio Sound, como a principal personalidade do século 20.
Em trabalhos de alto nível, tanto as consoles como pré-amplificadores projetados por Rupert Neve continuam fazendo diferença desde os tempos do analógico até hoje, na era digital. “No Meio dos anos 90, eu gravei muitos álbuns ao vivo e concertos no Free Jazz festival utilizando a Console Amek Recall – Rupert Neve 56 Channel. Mas os clássicos continuam fazendo a diferença há décadas e continuarão fazendo por muitos anos ainda. Os simuladores da Universal Audio são bem fiéis, mas nada supera a experiência de mixar uma canção em uma console Neve ou gravar uma voz usando um pré Neve 1073”, diz Carlos Freitas.
Joel ressalta a qualidade dos equipamentos por conta da sólida base de engenharia dos projetos. “A qualidade sonora é resultante de um projeto que leva em conta a Engenharia para atingir seus resultados. O design dos circuitos dele levou a um desempenho superior em termos de pureza do sinal, baixa distorção e ruído. Um legado de qualidade e inovação”, comenta.
Rupert Neve faleceu em 12 de fevereiro de 2021 nos EUA.