Gobos instala equipamentos da Martin Audio no novo Sesc Franca
09/02/2025 - 11:49h
Atualizado em 09/02/2025 - 15:26h
O ano passado foi de realizações para a Gobos do Brasil. Começando pela instalação do equipamento da Martin Áudio no recém inaugurado Sesc Franca: um projeto de alto nível feito meticulosamente pela equipe da Gobos do Brasil após ganhar licitação. Também em 2025 começou a construção do novo show room da empresa em São Paulo, que será inaugurado agora no começo de 2025.
Sesc Franca: teatro e ginásio
Inaugurado em 28 de novembro de 2024, durante o bicentenário da cidade de Franca, o Sesc Franca é a maior unidade do Sesc no interior de São Paulo, com uma área de 35.555 m². A unidade foi construída com um teatro de 370 lugares e um ginásio com capacidade para 3 mil pessoas. Ambos os espaços têm a possibilidade de uma programação diversificada. No caso do teatro, apresentações musicais, teatrais e formativas. No do ginásio, shows, eventos esportivos e grandes eventos em geral.
A Gobos do Brasil foi responsável pelo fornecimento e instalação dos sistemas de sonorização tanto no teatro como no ginásio. Segundo Esteban Risso, diretor comercial da Gobos, o projeto foi desenvolvido a partir das necessidades do cliente: “A decisão final é dele, mas oferecemos opções e auxiliamos na escolha do equipamento adequado.”
Os equipamentos utilizados foram da marca britânica Martin Audio. Os equipamentos foram instalados no teatro e no ginásio, que têm comunicação por uma abertura no fundo do palco. No teatro, o sistema principal (P.A.) é composto por quatro unidades da linha Torus T820, com subwoofers cardóides SXCF115 suspensos junto ao line array. O teatro também conta com quatro front-fills CDD6 para reforço sonoro da parte frontal do palco alimentados por amplificadores digitais VIA2502.
No ginásio, o sistema de som é da série Wavefront Precision (WPC), com 16 módulos e oito subwoofers SX218, alimentados por amplificadores digitais iKON IK42. Esteban Risso ressaltou a uniformidade do som: “O WPC entregou uma pressão sonora excepcional, sem distorções, e uma cobertura uniforme ao longo dos 40 metros do ginásio”. O alinhamento dos sistemas foi realizado por Marcelo Claret, fundador e diretor do Instituto de Áudio e Vídeo (IAV), e a instalação foi liderada por Edinei Lima, diretor industrial da Gobos.
A participação no Sesc Franca foi o primeiro projeto da Gobos do Brasil com equipamentos da Martin Audio para a rede Sesc. Esteban Risso explicou: “Foi um trabalho de formiguinha, com demonstrações e workshops para apresentar os produtos e seus benefícios. O Sesc Franca se tornou um modelo para outras unidades, com equipamentos de primeira linha em som e iluminação.”
Novo showroom em São Paulo
Segundo Esteban Risso, o espaço a ser inaugurado em fevereiro, foi projetado para demonstrações de equipamentos em condições reais de uso e para a realização de workshops e treinamentos técnicos. O espaço será também um centro de treinamento para profissionais de áudio e iluminação, reforçando o compromisso da empresa com capacitação e suporte técnico. “É um espaço bem grande, que comporta eventos para umas 80 pessoas. Será um centro de treinamento que vai ter uma agenda de vários eventos de workshops técnicos e ser um local no qual se possa conhecer equipamentos”, reforça.
Para o futuro, a Gobos pretende continuar colaborando com o Sesc em novas unidades e expandir sua atuação em projetos de grande porte. “O Sesc tem planos de inaugurar mais unidades nos próximos anos, e esperamos participar. Cada projeto é uma oportunidade de mostrar nossa capacidade técnica e de entregar soluções completas para teatros, ginásios e outros espaços,” concluiu Risso.