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Cononavirus suspende atividades e prejudica empresas

13/03/2020 - 17:15h
Atualizado em 30/07/2020 - 09:11h

Desde o dia 11 de março, quando a OMS declarou a pandemia do coronavírus, o mundo entrou em estado de alerta. No Brasil não está sendo diferente. Eventos corporativos, shows e quaisquer atividades que envolvam aglomeração de pessoas estão sendo cancelados ou adiados.

Do ponto de vista das empresas de sonorização, a primeira consequência mais visível foi o cancelamento do Lollapalooza, realizado com equipamentos da Gabisom. Mas o desaquecimento do mercado mais profundo já é sentido, como explica Luis Fernando, gerente da Loudness Sonorização, sediada em Campinas, São Paulo. “Já tivemos sim eventos suspensos. Atuamos em um mercado diversificado de festival a eventos corporativos. Tivemos cancelamentos de shows, mas ainda está se mantendo porque os contratantes estão esperando, mas os eventos corporativos foram quase 100% cancelados. Festival, neste fim de semana ainda conseguimos terminar um (O GRLS, que aconteceu no memorial da America Latina dias 7 e 8 de março). O UFC, neste fim de semana em Brasilia, vai ser sem público, mas a estrutura se manteve. Seguiu normal com o contrato, só que sem público”, detalha o gerente.

Ainda que os eventos estejam sendo em sua maior parte adiados, e não cancelados, isto traz problemas, porque o dinheiro para de circular. Tudo é adiado, inclusive o pagamento, mas Luis Fernando tem boas expectativas para que tudo volte ao normal. “Pela experiência em situações parecidas, estou acreditando que daqui a uns três meses tenha uma retomada. Querendo ou não a área de prestação de serviço foi a mais afetada. O Brasil parou!”, se espanta.

Alberto Viana, da Arena Audio, de Salvador, Bahia, reclama da qualidade da informação que circula, com críticas pesadas inclusive à credibilidade da imprensa profissional, o que acaba influenciando de forma negativa na hora de mensurar eventos que podem interferir nas atividades, como aconteceu no caso do coronavírus. "Hoje em dia, temos um volume de informações absurda que precisam ser ‘peneiradas’. Cabe a cada cidadão formar opinião baseado nas informações que recebe. Só que nesse turbilhão de informações, existem as que tem credibilidade e as que não tem que são a grande maioria”.

Alberto comenta que o aumento dos casos de coronavírus começou, efetivamente, a fazer “cair” diversos eventos. “Nesses últimos dias os casos aumentaram bastante em todo o País, fazendo com que tivéssemos inúmeros cancelamentos ou adiamentos de eventos, shows e outras atividades artísticas e esportivas em todo o País. É uma bola de neve que vai impactar não só nas empresas que trabalham no segmento de eventos e entretenimento em geral, como em todas as outras atividades”, diz. Ele ressalta que há eventos sendo adiados e outros cancelados.

Para o empresário, o prejuízo será de todos, e não só para o áudio. “Parar uma grande parte da atividade econômica de um País por tempo ainda imprevisível é um problema que recai sobre todos indistintamente. Não há como compensar depois. Torço para que (a volta das atividades) seja o mais rápido possível, mas é inteiramente imprevisível ainda. A retomada da vida normal sem esses "medos" será gradativa e lenta”, conclui.

Em breve a Backstage traz mais informações sobre os efeitos do coronavírus no mercado da produção musical.

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