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REPORTAGENS / Colunas

Guitarra Flamenca e Orquestra Sinfônica: Será que dá certo?

16/11/2022 - 06:09h
Atualizado em 16/11/2022 - 06:32h


Na foto de abetura: para o violão, dois DPA 4006, um próximo ao cavalete e outro ao 12º traste.
 

Para quem não sabe o curso de Produção Fonográfica da FATEC-Tatuí tem um grande estúdio e, há pelo menos 4 anos, temos um projeto de extensão chamado Gravadora Experimental. Esse ano a nossa gravadora deixou de ser apenas um projeto pedagógico e tornou-se oficialmente um órgão de extensão em serviços fonográficos que atende demandas externas ao curso. Então, junto com essas mudanças,de fundador e idealizador passei a membro do comitê gestor e Agente de Artista e Repertório da Gravadora (A&R). Isso quer dizer que meu trabalho, além de conduzir as equipes de gravação, é sair a campo buscando projetos interessantes para a gravadora. Foi assim, gastando um tempo no Instagram, que me foi recomendado o reels do violonista flamenco Pablo Vares. Eu particularmente sempre gostei muito de flamenco, acompanho dos guitarristas da atualidade e talvez por isso essa recomendação me apareceu.  No vídeo Pablo falava sobre sua trajetória desde o Uruguai, seu país de origem, até o Rio de Janeiro, como músico que se apresenta nas ruas e em casas de shows, acompanhando cantores e bailarinos. Foi então que vi o tamanho da capacidade musical do Pablo, seus trabalhos anteriores e entrei em contato para propor um projeto com a Gravadora Experimental.  

 

 

O desafio
 

Fizemos uma primeira reunião on-line e fomos alinhando as possibilidades. Pablo ficou muito feliz com o convite e nós também por receber um guitarrista (chamamos assim os violonistas flamencos) tão habilidoso. Certamente seria um álbum fantástico. Porém o Pablo colocou um desejo como possibilidade: gravar uma das faixas do seu álbum com uma orquestra sinfônica. Bem, nesse momento temos um desafio consistente. Gravar orquestra é algo que fazemos semestralmente no curso de Produção Fonográfica, porém envolver uma outra instituição no projeto implica em um processo de convencimento do maestro e da diretoria da orquestra. Além disso gravar um instrumento solista junto com uma orquestra traz dificuldades técnicas com relação ao volume sonoro e também à organização das tomadas. Mas claro, topamos o desafio. 

 

 

Os preparativos
 

Então fomos até o Conservatório de Tatuí eu e nosso diretor Anderson de Souza, tratar com a diretoria do Conservatório de Tatuí e com Diretor Artístico da Orquestra, maestro Emmanuele Baldini. Nossa parceria existe de longa data e apesar de sermos ambas instituições do estado de São Paulo, não somos a mesma coisa. Muita gente confunde. Finalmente depois de apresentar o projeto o maestro Baldini, sempre muito simpático e aberto a propostas ousadas topou executar o arranjo orquestral do renomado compositor Rafael Langoni para a música do Pablo Vares.  Uma produção desse tipo precisa ter um produtor executivo que vai alinhar todo deslocamento da orquestra e coordenar as equipes de áudio e vídeo dentro do estúdio. Ao contrário das informalidades com grupos pequenos, quando lidamos com uma orquestra institucional, tudo tem que ser programado, aprovado e executado com o cronometro na mão, pois não pode haver nenhuma falha. Para essa tarefa ficou encarregado nosso produtor da Gravadora Experimental NícolasDrosdoski. Todo projeto de engenharia de áudio ficou dividido entre Ana Kelm, Bianca Almeida, Diego Deves, coube a eles projetar a microfonação da orquestra e do violão, fazer a checagem dos sinais, programar os takes e as sessões de gravação e por fim mixar e masterizar o resultado do processo. 

 


Maestrina Wassi Carneiro em orquestra microfonada com arranjo ORTF na frente da regente e outras microfonações por naipes

 

 

A gravação
 

O projeto de microfonação proposto pela nossa equipe iniciaria com Pablo gravando a guitarra no vocal booth do estúdio para termos somente a orquestra na sala principal. A microfonação da guitarra foi feita com dois microfones DPA 4006, sendo um próximo do cavalete e outro próximo ao 12º  traste. Para o Pablo colocamos também um microfone de comunicação e uma via de fone com o retorno da orquestra. A orquestra foi microfonada com um arranjo ORTF logo na frente da regente e outras microfonações por zonas, basicamente com dois microfones capacitivos de eletreto para cada naipe (DPA 4006) e um close para o chefe do naipe (DPA 4099).  Usamos também um Neumann M149 para reforçar o naipe de contrabaixos e um DPA 4099 para o djembe que acompanharia a música toda. No total foram necessários apenas 25 canais para a orquestra e o violão.  Como nosso estúdio foi construído para comportar uma orquestra e a sonoridade massiva na sala dispensa a necessidade de muitos pontos de capitação, optamos por uma microfonação reduzida ainda que pudéssemos chegar facilmente a 40 canais simultâneos. Foram realizadas algumas tomadas para ensaio e acerto das vias de fone que foram disponibilizadas para a maestrina Wassi Carneiro e para todos os chefes de naipe. Por fim iniciamos uma sequência de 6 tomadas ininterruptas. 

 

 

A surpresa
 

Com a gravação já concluída, restava agora realizar a capitação das imagens para montar um clipe para a gravação da música. Foi então que a maestrina teve a ideia de colocar o Pablo inserido dentro da orquestra com sua guitarra flamenca. Sabíamos que a sonoridade acústica da guitarra seria engolida pelo som massivo da orquestra, mas então logo no primeiro dos três takes que faríamos uma surpresa aconteceu: todos os músicos, inclusive o próprio Pablo, sentiram-se muito mais conectados em estarem tocando na mesma sala, mesmo com a escuta do som da guitarra reduzida acusticamente. Por outro lado, a presença do músico junto da orquestra trouxe precisão e organicidade ímpar, e então seguiram-se os três takes junto com a captação de imagem. No fim das tomadas, na escuta final, concluímos que os takes finais foram os melhores e que escolheríamos um dos três para ser o definitivo.

 


Três takes com o violonista no meio da orquestra. Um deles foi o definitivo.

 

 

Balanço final
 

É sempre emocionante uma gravação com orquestra, e olha que isso é nossa rotina semestral no curso de produção fonográfica. Nesse semestre tivemos o prazer de colaborar com o Conservatório de Tatuí e a UFRJ no projeto “A Banda do Villa”, com arranjo inédito de obras de Villa Lobos para Banda Sinfônica. De alguma forma, nosso estúdio e a possibilidade de termos dois grandes grupos sinfônicos em Tatuí nos dá uma grande experiencia em gravar esse repertório. Porém, é sempre uma alegria inusitada  gravar projetos  como esse do Pablo. Também para os músicos ficou nítido que toda interação da música de concerto com a música popular é muito emocionante e divertida. Em breve vocês poderão acompanhar o lançamento do álbum completo pelas plataformas digitais. Por hora, sigam o Pablo Vares no Instagram e no Youtube para acompanhar sua carreira. Grande abraço e até a próxima.  

 

https://www.instagram.com/pablovares/

https://www.youtube.com/c/PabloVares

 

 

 

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