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COLUNISTAS

A Fantástica Fábrica de Sons da Bocaina

16/06/2023 - 16:11h
Atualizado em 16/06/2023 - 18:35h


 

Sempre me cobraram essa coluna... Poxa Farat, vc não publica nada especificamente falando do Nossoestúdio. É verdade, por mais que tenha citado a nossa fábrica de sons da Bocaina em vários artigos, nunca escrevi focado nesse endereço mágico. Boooooora lá...

 

Nos Anos 80, quando ainda fazia parte do crew do Vice-Versa e depois do “Moshinho” da Pompéia, que de Moshinho não tinha nada, fiz minha primeira passagem pelo Nosso. Era a oportunidade de pilotar a MCI JH600 (aquela do estúdio dos Bee Gees), porta que o Vinicão e o Wilson Relax abriram pra esse boy de construtora metido a besta aqui... Um período muito legal, onde pude conviver com a capacidade criativa de Tereza Souza e o talento musical nato de Walter Santos.

 

Gravei trabalhos muito especiais na batuta do Lucca Salvia, e naquela época, algumas sessões do selo Som da Gente, iniciativa Master do estúdio e que, por sinal, teve todo o seu acervo lapidado cuidadosamente por Eduardo Souza e masterizado pelo “mago” Carlinhos Freitas, na sua atual Classic Master USA. Vale muito a pena conhecer todos os álbuns do Som da Gente, música de verdade pra quem curte música de verdade.

 

Mas vamos dar aquele pulo no tempo, quando um belo dia chega aos meus ouvidos Cancerianos; “Farat, o Nossoestúdio comprou uma SSL zero bala!!!”... Não deu outra, no dia seguinte fui fazer uma visita cheia de segundas intenções ao estúdio. Quando passei pela porta da técnica, lá estava ela, a SSL 4000G+, linda, esperando por minha ansiedade. Subi na sala da Tereza e perguntei quando começaria... Hahahaha. “Domingo”, ela disse. E lá estava eu, uma hora e meia antes da galera abrir as portas, para uma gravação do Projeto Gente que Faz, do extinto Bamerindus, o qual eu participei por todo o tempo que ele durou, onde o saudoso Cido Bianchi e Dudu, meu parceiro de altas madrugadas, davam um banho de criação.

 

E era o Paraíso gravar naquela sala maravilhosa, com aquele piano espetacular, e a SSL. Que console!!! A 4000G+ tem identidade, tem assinatura... Somado a isso tínhamos a Studer 827 equipada com Dolby SR, que segundo muitos, aumentou por décadas a vida do som analógico. Minha parceria com o Dudu era forte. Um pensava, o outro já estava configurando. Todo o equipamento sincronizado com aquela ilha de teclados no fundão da sala, nos proporcionava um trabalho limpo e sonoro. Saudades Master!!!

 

Vou citar como exemplo, pra se ter uma ideia da sonoridade do Nosso, o CD Brazilian Duos da querida Luciana Souza, indicado a Best Jazz Vocal Album, no Grammy Awards 2002, que foi gravado direto no DAT, sem nenhum equipamento externo. O álbum teve duas etapas de gravação, uma no Brasil (Nossoestúdio) e quatro faixas nos USA, em New York (Studio 900). No Brasil gravaram Walter Santos e Marco Pereira, nos USA as faixas com Romero Lubambo. Um trabalho marcado especialmente pelo carinho e competência com que a Lu e essas feras do violão trataram o repertório escolhido.

Para a gravação utilizamos dois mics Neumann TLM 103 nos violões (na velha, boa e eficiente técnica X/Y de microfonação) e um Neumann U87 para a voz. Fizemos as tomadas direto no DAT com a conversão do pré D19 da Studer, pois a Lu decidiu gravar desta maneira, sem overdubs, para que o CD fosse um retrato fiel do clima e da emoção que rolaram no estúdio. Os pres de microfone e compressores utilizados foram os internos da Solid State Logic SL 4000, inclusive o de saída L/R. A ambientação da Lexicon 480, um Small Wood Room nos violões e um Small Random Hall na voz da Luciana completaram o setup da gravação, em uma das salas mais espetaculares que eu conheci e trabalhei em toda a minha vida…

 

 

 

Inesquecíveis tempos, de um período de ouro da publicidade e da MBV (Música Brasileira de Verdade), nos quais o violão do Walter soava solto pelos corredores do prédio como uma benção aos nossos ouvidos, purificando o astral pra toda a música que brotava da nossa Fantástica Fábrica de Sons da Bocaina (sem contar os puxões de orelha da Tereza, pelas mixes nas quais se perdia uma única palavra de suas letras... hahahaha),!!!...

 

Bons tempos!!!...

 

Até a próxima!!!

 

A Fantástica Fábrica de Sons da Bocaina
Paulo Farat

COMENTÁRIOS

O capacitor envelhece em um equipamento pouco usado também? Ou ele degrada principalmente com o uso? Por exemplo, um equipamento da década de 80 muito pouco usado precisaria de recap por desgaste do tempo?

- Henrique M

Ótimo, vai ajudar muito! Cesar é fantástico, ótima matéria!

- adriano vasque da

Saudades da Paranoia saudável que tínhamos no Freeeeeee Jazzzzzz Festival (imitando Zuza em suas apresentações magnificas) Parabéns Farat Forte abraço

- Ernani Napolitano

Artigo incrivel! Extremamente realista e necessário, obrigado mestre!

- Jennifer Rodrigues

Depois de 38 anos ouvindo o disco, eis q me deparo com a história dele. Multo bom!! Abrss

- Fernando Baptista Junqueira

Que maravilha de matéria, muito verdadeira é muito bem escrita, quem viveu como eu esta época, só pode agradecer pela oportunidade que Deus me concedeu. Vou ler todas, mas tinha que começar por esta… abraços…

- Caio Flávio

Só li verdades! Parabéns pela matéria Farat

- Guile

Ótimo texto Zé parabéns !!!!! Aguardando os próximos!!!

- Marco Aurélio

Adoro ver e rever as lives do Sá! Redescobri várias músicas da dupla valorizadas pela execução nas "Lives do Sá". Espero que esse trabalho volte de vez em quando. O Sá, juntamente com o Guilherme Arantes e o Tom Zé, está entre os melhores contadores de casos da MPB. Um livro com a história da dupla/trio escrito por ele seria muito interessante!

- Bruno Sander

Ontem foi um desses dias em que a intuição está atenta. Saí a caminhar pela Savassi sabendo que iria entrar naquela loja de discos onde sempre acho algo precioso em vinil. Já na loja, fui logo aos brasileiros e lá estavam o Nunca e o Pirão de Peixe em ótimo estado de conservação, o que é raríssimo. Comprei ambos. O 2º eu já tinha, meio chumbado. O Nunca eu conhecia de CD, e tem algumas das músicas que mais gosto da dupla, p. ex. Nuvens d'Água (acho perfeita), Coisa A-Toa (alusão à ditadura?), e outras. Me disseram que o F. Venturini é fã do Procol Harum, e realmente alguns solos de órgão dele fazem lembrar a banda inglesa.

- João Henrique Jr.

Que maravilha de matéria. Me transportei aos anos de ouro da música brasileira

- Sidney Ribeiro

Trabalho lindão. Parabéns à todos os envolvidos!

- Anderson Farias de Melo

O que dizer do melhor disco da música nacional(minha opinião). Tive o prazer em ver eles como dupla e a volta como trio em um shopping da zona leste de sampa. Lançamento do disco outra vez na estrada. Espero poder voltar a vê-los novamente, já que o Sa hoje mora fora do Brasil. E essa Pandemia, que isolou muito as pessoas. Obrigado por vocês existirem como músicos, poetas e instrumentistas. Vocês são F..., Obrigado, abracos

- Luiz antonio Rocha

Que maravilha Querido Paulinho Paulo Farat!! Obrigado por dividir conosco momentos tão lindos , pela maravilha de pessoa e imenso talento que Vc sempre teve, tem e terá, sempre estará no lugar certo e na hora certa ! Emocionante! Tive a honra de trabalhar muitas vezes com Vc, em especial na época do Zonazul , obrigado por tudo, parabéns pela brilhante carreira e que Deus Abençõe sempre . Bjbj

- Michel Freidenson

Mais uma vez um texto sensacional sobre a história da música e dos músicos brasileiros. Parabéns primo e obrigado por manter viva a memória dessas pessoas tão especiais para nós E vai gravar o vídeo desta semana! Kkkk

- Carlos Ronconi

Grande Farat!!! Bacana demais a coluna! Cheio de boas memorias pra compartilha!!!

- Luciana Lee

Valeu Paulo Farat por registrar nosso trabalho com tanto carinho e emoção sincera. Foram momentos profissionais muito importantes para todos nós. Inesquecíveis ! A todos os membros de nossa equipe,( e que equipe! ) Nosso Carinho e Saudades ! ???? ???????????????????? Guilherme Emmer Dias Gomes Mazinho Ventura Heitor TP Pereira Paulo Braga Renato Franco Walter Rocche Hamilton Griecco Micca Luiz Tornaghi Carlão Renato Costa Selma Silva Marilene Gondim Cláudia Zettel (in memoriam) Cristina Ferreira Neuza Souza

- Alberto Traiger

Depois de um ano de empresa 3M pude fazer o bendito carnê e comprei uma vitrolinha (em 12X) e na mesma hora levei Pirão, Quatro (Que era o novo), Es´pelho Cristalino e Vivo do Alceu, fiquei um ano ouvindo e pirando sem parar, depois vi o show do Quatro em Campinas. Considero o mais equilibrado de todos, sendo que sempre pendendo pro rural e nem tanto pro urbano, um disco atemporal podendo ser ouvido em qualquer situação, pois levanta o astral mesmo. No momento, Chuva no campo é ''a favorita'', mas depois passa e vem outra, igualzinho à aquela banda de Liverpool, manja????

- Ademilson Carlos de Sá

B R A V O!!! Paulo Farat não esqueça: “Afina isso aí moleque!” Hahahaha Tremendo profissional, sou teu fã, Grande abraço!

- Dudu Portes

Show é sensacional. Mas a s sensação intimista de parecer que a live é um show particular, dentro da sua casa, do seu quarto, é impagável. Parabéns família, incluindo Guarabyra e Tommy...

- Ricardo Amatucci

Paulo Farat vai esta nas lives do Papo Na Web a partir de amanha apresentando "Os Albuns Que Marcaram As Nossas Vidas"" Não percam, www.facebook.com/depaponaweb todas as terças-feiras as 20:00 horas

- Carlos Ronconi

Caro Luiz Carlos Sá, as canções que vocês fazem são maravilhosas, sinto a energia de cada uma. Tornei-me um admirador do trabalho de vocês no final dos anos 1970 com o LP Quatro e a partir de então saí procurando os discos de vocês, paguei um preço extorsivo pelo vendedor, os LP's "Casaco Marrom" do Guarabyra e "Passado, Presente e Futuro" (primeiro do Trio), mas valeu. tenho todos em LP's e CD's até o Antenas, depois desse só em CD's e o DVD "Outra Vez Na Estrada" exceto o mais recente "Cinamomo" mas em breve estarei com ele para curtir. A última vez que vi um show da dupla (nunca vi o trio em palco), foi no Recife no dia 16/04/2016 na Caixa Cultural, vi as duas apresentações. Levei dois bolos de rolo pra vocês, mas o Guarabyra não estava. Quero registrar que tenho até o LP "Vamos Por Aí", todos autografados, que foi num show feito no Teatro do Parque, as apresentações seriam nos 14,15 e 16/10/1992 mas o Guarabyra perdeu o voo e só foram dois dias, no dia do seu aniversário e outro no dia 16. Inesquecível. Agora estou lendo essas crônicas maravilhosas. Grande abraço forte e fraterno e muita saúde e sucesso pra vocês, sempre. P.S. O meu perfil no Facebook é Xavier de Brito e estou lá como Super Fã.

- Edison Xavier de Brito

Me lembro de ter lido algumas destas crônicas dos discos quando voce as publicou no Facebook em 2013, Sá. Muito emocionante reler e me emocionar de novo. Voces foram trilha sonora importantíssima dos últimos anos da minha vida. Sou de 1986, portanto de uma geração mais nova que escuta voces. Gratidão e vida longa a voces!

- Luiz Fernando Lopes

Salve!!! Que maravilha conhecer essas histórias de discos que fazem parte da minha vida. Parabéns `à Backstage e ao Sá! E, claro, esperando a crônica do Pirão. Esse disco me acompanha há mais de quarenta anos! Minhas filhas escutaram desde bebês e minha neta, que vai nascer agora em setembro, vai aprender a cantar todas as músicas!

- Maurício Cruz

com esse time de referências musicais (exatamente as minhas) mais o seu talento, não tem como não fazer música boa!!!! parabéns!!! com uma abraço de um fã que ouve seus discos desde essa época!

- nico figueiredo

Boa noite amigo, gostei muito das suas explicações, pois trabalho com mix gosto muito mesmo e assistindo você falando disso tudo gostei muito um abraço.

- Rubens Miranda Rodrigues

Obrigado Sá, obrigado Backstage, adoro essas histórias, muito bom, gostaria de ouvir histórias sobre as letras tbém, abç.

- Robson Marcelo ( Robinho de Guariba SP )

Esperando ansioso o Pirão de Peixe e o 4. Meu primeiro S&G

- Jeferson

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