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COLUNISTAS

Compressores Multibanda

06/11/2023 - 18:00h
Atualizado em 06/11/2023 - 18:19h



 

 

Retomando nossos pensamentos sobre ajustes de dinâmica, vamos considerar o compressor multibanda. Embora, historicamente, não tivéssemos acesso a essa importante ferramenta nas consoles de mixagem, com a tecnologia digital, eles já apareceram e, se não na console, podemos usufruir da qualidade que oferecem por meio de plugins.

 

Por se tratar de compressão, teremos todos os ajustes já comentados, com uma grande diferença: a possibilidade de aplicar compressão às faixas do espectro de frequências que escolhermos. Assim, se o conceito desse equipamento for novo para você, imagine uma mistura de equalizador paramétrico, com sua possibilidade de determinar frequências e as suas larguras de banda, só que ao invés de apenas cortar ou reforçar frequências, você poderá determinar quanto estas serão comprimidas sempre que elas cruzarem o Threshold ou limiar que você determinou.

 

 

 

 

 

 

“Mas, então, qual a diferença entre o equalizador paramétrico e o compressor multibanda?” A grande e importante diferença é que o compressor paralelo não fica cortando ou reforçando continuamente. Quando você aplica um filtro para cortar uma frequência de uma voz ou instrumento, ele cortará a quantidade de decibéis que você determinou daquela faixa ou banda de sinal o tempo todo.

 

Mas, analisando os sons com que trabalhamos, podemos perceber que as frequências dos sinais que recebemos raramente, para não dizer nunca, chegam continuamente com mesma intensidade. O som é dinâmico.   Assim, se eu aplico um filtro para cortar 6 dB e o sinal vier com 6 dB a menos daquela frequência, em relação às outras, o resultado será um buraco de 12 dB no espectro natural daquele sinal. De novo o som é dinâmico e, por causa disso, é muito interessante podermos aplicar ajustes dinâmicos.

 

Obviamente, não tem como um operador passar o tempo todo com a mão no controle de um filtro de um único canal para cortar uma frequência apenas quando ela se sobressair em relação às outras. Daí a maravilha de que a compressão multibanda faz isto para nós apenas quando for necessário, ou seja: ela só atuará na frequência que determinarmos quando a intensidade dela passar do limiar que ajustamos.

 

Pensando na prática, imagine um vocalista que tem um equilíbrio bacana de frequências quando canta num nível médio de potência vocal, porém, quando ele solta mais a voz, esse equilíbrio se desfaz e passa a predominar uma região de frequências médio-agudas não muito agradáveis. Se tivéssemos apenas o equalizador paramétrico, e o ajustássemos para cortar esta faixa de frequências, ele prejudicaria o equilíbrio tonal do cantor o tempo todo em que ele cantasse no nível de potência que alcança sem problemas, e apenas estabeleceria o equilíbrio tonal nos momentos em que ele soltasse mais a voz. Assim, pode ser que prejudicaríamos o equilíbrio tonal, em 85% do tempo, apenas para ter o efeito da correção em 15%. Uma “solução” não muito desejável, não é verdade?

 

Daí, é possível que ou deixássemos sem esse corte e a voz incomodaria muito os ouvidos nas horas em que ele soltasse mais a voz. Ou pode ser que optássemos pelo meio termo paliativo, tentando tirar um pouco dessas frequências para somente suavizar o incômodo nos momentos de maior intensidade vocal, enquanto prejudicaríamos menos o equilíbrio em todos os outros momentos.

 

A compressão multibanda soluciona essa questão. Ajustamos a banda ou largura do filtro para as frequências que incomodam quando o cantor solta a voz, e ajustamos o limiar para que ele apenas atue quando a voz subir além do nível em que é naturalmente equilibrada.

 

Uma coisa muito bacana no compressor paralelo é que por ter várias bandas ele pode resolver problemas diferentes simultaneamente. Com várias bandas de compressão paralela, podemos ter, ao mesmo tempo, uma banda cortando uma faixa de frequências enquanto outra faixa está sendo reforçada.

 

Voltando ao nosso exemplo, digamos que, ao soltar a voz, o cantor use a técnica de afastar o microfone para não distorcer o sinal. Se ele vinha segurando o microfone próximo da boca, este afastamento irá desfazer o efeito de proximidade, evidenciando ainda mais a subida dos médio-agudos. Bem, nós já aplicamos uma banda do compressor para conter a subida deles, mas o efeito audível do afastamento do mic será a perda dos médio-graves. Embora não seja possível fazer o compressor atuar quando o sinal cai abaixo de um nível, o que podemos fazer é reforçar o ganho dos médio-graves e, para não desequilibrar a voz quando ele canta normalmente, ajustamos o limiar para estar comprimindo essa banda quando o cantor segura o microfone mais para perto da boca. Assim, quando ele canta normalmente, o reforço do ganho é contrafeito pela compressão. Então, quando ele afastar o microfone, se o sinal vier a cair abaixo do limiar a compressão deixará de acontecer e o reforço do ganho passa a atuar pela ausência da compressão.

 

Além dessas duas questões, pode ser que ele tenha uma sibilação que incomode em determinados momentos. Cortar os agudos da voz o tempo todo pode acabar com a sua naturalidade e inteligibilidade. Portanto, determinamos a largura de banda para trabalhar nas frequências que incomodam e ajustamos o limiar para atuar nelas apenas quando elas ficarem mais fortes.

 

Assim, temos uma banda nos ajudando com reforço nos médio-graves enquanto outra atenua os médio-agudos nos momentos específicos em que o cantor solta a voz, e ainda temos o suavizar da sibilação apenas quando surgem as palavras cuja pronúncia o faz sibilar. Perceba como essa atuação dinâmica do compressor multibanda nos proporciona um resultado muito superior a um equalizador paramétrico que atua de forma contínua, cortando frequências quando não seria necessário ou desejável. O compressor multibanda pode, em muitos casos, proporcionar um resultado superior à equalização paramétrica. Se você tem essa ferramenta à sua disposição, não deixe de estudar os seus recursos.

 

O material que vimos nesta e nas duas colunas anteriores, demonstra como a compressão é uma ferramenta poderosa. Em termos de nível, ela nos permite poupar o sistema de esforço desnecessário e a audição dos ouvintes, enquanto realça detalhes que não seriam ouvidos e estabelece um equilíbrio entre os níveis dos instrumentos e vozes da banda criando uma coesão. Quanto menos experiente for a equipe no palco, mais necessário se fará o controle de nível. Já com músicos mais experientes que controlam o nível dos sons que recebemos, a compressão pode ser usada de forma mais artística, destacando nuances e até conferindo uma tonalidade diferenciada ao som, caso desejarem.

 

Ter um carro de alta performance nas mãos pode resultar em experiências altamente satisfatórias ou perigosas e frustrantes, dependendo da técnica de quem o pilota. E essa analogia vale para o uso da compressão. Por ser uma ferramenta poderosa, é preciso considerar o seu uso antes de fazer os ajustes. E enquanto o conceito de nível é relativamente simples de se entender, os ajustes de tempo de Attack e Release aliados ao Ratio (à taxa de compressão) podem descaracterizar por completo o envelope original do sinal que recebemos.

 

Na maioria das aplicações e gêneros musicais empregados nos períodos de louvor das igrejas, o nosso objetivo deve ser conduzir a qualidade produzida no palco aos ouvidos de quem louva sem alterar ou descaracterizar estes sinais, a menos que nos cheguem com qualidade muito baixa. Assim,  todo operador deve buscar estudar, pelo manual e por experiências práticas os efeitos dos ajustes que fizer no compressor. Assim como na equalização, fazer a comparação do sinal antes e depois do ajuste pelo botão de Bypass é um recurso essencial.

 

Na correria da típica passagem de som, a nossa atenção é frequentemente demandada para elementos mais básicos não permitindo esse estudo e a atenção dedicada aos detalhes. Por isso, explorar o recurso da gravação em multicanal, cada vez mais comum nas consoles digitais, tem um valor imenso para o nosso aprendizado. Carregar uma sessão gravada e poder estudar com tranquilidade o efeito dos ajustes em cada voz e instrumento não tem preço.

 

“Mas, David, a gente faz a passagem de som e já entra para o culto. Não dá tempo para fazer isso.” Ok, e imagino que a banda pode também variar de uma semana para a outra. Assim, ouvir a gravação da banda do último domingo durante a semana não vai ajudar no preparo para a semana que vem... Entendo tudo isso. MAS, nesses tempos de consoles, computadores e HDs externos cada vez mais disponíveis, não é tão difícil se criar uma pasta com cada banda ou criar um documento contendo os detalhes de músicos e até dos instrumentos que usaram, caso estes variarem. Assim, você consegue encontrar as pistas com a gravação da pessoa e do instrumento em que treinar os ajustes durante a semana deixando-os pré-ajustados e em Bypass na cena da console. No domingo, depois que tiver acertado o ganho e a equalização na passagem de som, sole o canal nos fones e desative o Bypass para ouvir o efeito dos ajustes pré-configurados nos sinais que estão chegando ao vivo. Solar o canal e desativar o Bypass leva poucos segundos e com mais alguns segundos de audição você já terá uma boa impressão de se os ajustes feitos durante a semana estão valendo ou se precisarão de mais estudo.

 

É claro que isto pode variar conforme o estilo das músicas a serem usadas em cada semana, mas os recursos de salvar gravações, cenas e os presets da compressão por pessoa, instrumento e estilo nos possibilitam chegar numa qualidade superior e inimaginável antes de estes recursos existirem. Pode ser um pouco cansativo e exigir disciplina para criar o hábito quando se começa a montar essa biblioteca, mas com o passar do tempo, tendo já acumulado uma boa quantidade de presets estudados e salvos, o tempo para encontrar e carregar o ajuste já confirmado é mínimo.

 

Como no som ao vivo, mesmo no nível de engenheiros e sistemas top das turnês internacionais, os problemas e defeitos acontecem, reduzindo o tempo de passagem de som e ajustes, os grandes engenheiros já têm pendrives com arquivos base pré-configurados para a console em que trabalharão e com os ajustes em Bypass. Assim, ao iniciarem o trabalho com um banda, após os ajustes iniciais de ganho e equalização, eles podem solar e monitorar o efeito da compressão e efeitos em segundos apenas desativando o Bypass destes. Levantar um som redondinho em pouco tempo aumenta bastante a confiança que a banda terá no operador. E essa confiança facilita, inclusive, a cooperação dos músicos quando lhes pedirmos coisas que, a princípio, não estariam propensos a nos conceder.

 

Só não se pode esquecer que, na hora de nomear arquivos de gravações, cenas e presets, seguir um sistema padronizado nos nomes para organizá-los corretamente é essencial. De nada adianta você ter passado tempo fazendo configurações acertadas previamente se depois você não conseguir encontrar os arquivos. Essa organização também precisa se estender aos backups! Quem tem um arquivo pode facilmente não ter nenhum, quem tem dois, já tem mais chance, mas o ideal é sempre ter três cópias dos arquivos salvos em lugares e mídias diferentes conforme vimos ao passar por esse tema em 09/22.

 

 

Compressores Multibanda
David Distler

COMENTÁRIOS

O capacitor envelhece em um equipamento pouco usado também? Ou ele degrada principalmente com o uso? Por exemplo, um equipamento da década de 80 muito pouco usado precisaria de recap por desgaste do tempo?

- Henrique M

Ótimo, vai ajudar muito! Cesar é fantástico, ótima matéria!

- adriano vasque da

Saudades da Paranoia saudável que tínhamos no Freeeeeee Jazzzzzz Festival (imitando Zuza em suas apresentações magnificas) Parabéns Farat Forte abraço

- Ernani Napolitano

Artigo incrivel! Extremamente realista e necessário, obrigado mestre!

- Jennifer Rodrigues

Depois de 38 anos ouvindo o disco, eis q me deparo com a história dele. Multo bom!! Abrss

- Fernando Baptista Junqueira

Que maravilha de matéria, muito verdadeira é muito bem escrita, quem viveu como eu esta época, só pode agradecer pela oportunidade que Deus me concedeu. Vou ler todas, mas tinha que começar por esta… abraços…

- Caio Flávio

Só li verdades! Parabéns pela matéria Farat

- Guile

Ótimo texto Zé parabéns !!!!! Aguardando os próximos!!!

- Marco Aurélio

Adoro ver e rever as lives do Sá! Redescobri várias músicas da dupla valorizadas pela execução nas "Lives do Sá". Espero que esse trabalho volte de vez em quando. O Sá, juntamente com o Guilherme Arantes e o Tom Zé, está entre os melhores contadores de casos da MPB. Um livro com a história da dupla/trio escrito por ele seria muito interessante!

- Bruno Sander

Ontem foi um desses dias em que a intuição está atenta. Saí a caminhar pela Savassi sabendo que iria entrar naquela loja de discos onde sempre acho algo precioso em vinil. Já na loja, fui logo aos brasileiros e lá estavam o Nunca e o Pirão de Peixe em ótimo estado de conservação, o que é raríssimo. Comprei ambos. O 2º eu já tinha, meio chumbado. O Nunca eu conhecia de CD, e tem algumas das músicas que mais gosto da dupla, p. ex. Nuvens d'Água (acho perfeita), Coisa A-Toa (alusão à ditadura?), e outras. Me disseram que o F. Venturini é fã do Procol Harum, e realmente alguns solos de órgão dele fazem lembrar a banda inglesa.

- João Henrique Jr.

Que maravilha de matéria. Me transportei aos anos de ouro da música brasileira

- Sidney Ribeiro

Trabalho lindão. Parabéns à todos os envolvidos!

- Anderson Farias de Melo

O que dizer do melhor disco da música nacional(minha opinião). Tive o prazer em ver eles como dupla e a volta como trio em um shopping da zona leste de sampa. Lançamento do disco outra vez na estrada. Espero poder voltar a vê-los novamente, já que o Sa hoje mora fora do Brasil. E essa Pandemia, que isolou muito as pessoas. Obrigado por vocês existirem como músicos, poetas e instrumentistas. Vocês são F..., Obrigado, abracos

- Luiz antonio Rocha

Que maravilha Querido Paulinho Paulo Farat!! Obrigado por dividir conosco momentos tão lindos , pela maravilha de pessoa e imenso talento que Vc sempre teve, tem e terá, sempre estará no lugar certo e na hora certa ! Emocionante! Tive a honra de trabalhar muitas vezes com Vc, em especial na época do Zonazul , obrigado por tudo, parabéns pela brilhante carreira e que Deus Abençõe sempre . Bjbj

- Michel Freidenson

Mais uma vez um texto sensacional sobre a história da música e dos músicos brasileiros. Parabéns primo e obrigado por manter viva a memória dessas pessoas tão especiais para nós E vai gravar o vídeo desta semana! Kkkk

- Carlos Ronconi

Grande Farat!!! Bacana demais a coluna! Cheio de boas memorias pra compartilha!!!

- Luciana Lee

Valeu Paulo Farat por registrar nosso trabalho com tanto carinho e emoção sincera. Foram momentos profissionais muito importantes para todos nós. Inesquecíveis ! A todos os membros de nossa equipe,( e que equipe! ) Nosso Carinho e Saudades ! ???? ???????????????????? Guilherme Emmer Dias Gomes Mazinho Ventura Heitor TP Pereira Paulo Braga Renato Franco Walter Rocche Hamilton Griecco Micca Luiz Tornaghi Carlão Renato Costa Selma Silva Marilene Gondim Cláudia Zettel (in memoriam) Cristina Ferreira Neuza Souza

- Alberto Traiger

Depois de um ano de empresa 3M pude fazer o bendito carnê e comprei uma vitrolinha (em 12X) e na mesma hora levei Pirão, Quatro (Que era o novo), Es´pelho Cristalino e Vivo do Alceu, fiquei um ano ouvindo e pirando sem parar, depois vi o show do Quatro em Campinas. Considero o mais equilibrado de todos, sendo que sempre pendendo pro rural e nem tanto pro urbano, um disco atemporal podendo ser ouvido em qualquer situação, pois levanta o astral mesmo. No momento, Chuva no campo é ''a favorita'', mas depois passa e vem outra, igualzinho à aquela banda de Liverpool, manja????

- Ademilson Carlos de Sá

B R A V O!!! Paulo Farat não esqueça: “Afina isso aí moleque!” Hahahaha Tremendo profissional, sou teu fã, Grande abraço!

- Dudu Portes

Show é sensacional. Mas a s sensação intimista de parecer que a live é um show particular, dentro da sua casa, do seu quarto, é impagável. Parabéns família, incluindo Guarabyra e Tommy...

- Ricardo Amatucci

Paulo Farat vai esta nas lives do Papo Na Web a partir de amanha apresentando "Os Albuns Que Marcaram As Nossas Vidas"" Não percam, www.facebook.com/depaponaweb todas as terças-feiras as 20:00 horas

- Carlos Ronconi

Caro Luiz Carlos Sá, as canções que vocês fazem são maravilhosas, sinto a energia de cada uma. Tornei-me um admirador do trabalho de vocês no final dos anos 1970 com o LP Quatro e a partir de então saí procurando os discos de vocês, paguei um preço extorsivo pelo vendedor, os LP's "Casaco Marrom" do Guarabyra e "Passado, Presente e Futuro" (primeiro do Trio), mas valeu. tenho todos em LP's e CD's até o Antenas, depois desse só em CD's e o DVD "Outra Vez Na Estrada" exceto o mais recente "Cinamomo" mas em breve estarei com ele para curtir. A última vez que vi um show da dupla (nunca vi o trio em palco), foi no Recife no dia 16/04/2016 na Caixa Cultural, vi as duas apresentações. Levei dois bolos de rolo pra vocês, mas o Guarabyra não estava. Quero registrar que tenho até o LP "Vamos Por Aí", todos autografados, que foi num show feito no Teatro do Parque, as apresentações seriam nos 14,15 e 16/10/1992 mas o Guarabyra perdeu o voo e só foram dois dias, no dia do seu aniversário e outro no dia 16. Inesquecível. Agora estou lendo essas crônicas maravilhosas. Grande abraço forte e fraterno e muita saúde e sucesso pra vocês, sempre. P.S. O meu perfil no Facebook é Xavier de Brito e estou lá como Super Fã.

- Edison Xavier de Brito

Me lembro de ter lido algumas destas crônicas dos discos quando voce as publicou no Facebook em 2013, Sá. Muito emocionante reler e me emocionar de novo. Voces foram trilha sonora importantíssima dos últimos anos da minha vida. Sou de 1986, portanto de uma geração mais nova que escuta voces. Gratidão e vida longa a voces!

- Luiz Fernando Lopes

Salve!!! Que maravilha conhecer essas histórias de discos que fazem parte da minha vida. Parabéns `à Backstage e ao Sá! E, claro, esperando a crônica do Pirão. Esse disco me acompanha há mais de quarenta anos! Minhas filhas escutaram desde bebês e minha neta, que vai nascer agora em setembro, vai aprender a cantar todas as músicas!

- Maurício Cruz

com esse time de referências musicais (exatamente as minhas) mais o seu talento, não tem como não fazer música boa!!!! parabéns!!! com uma abraço de um fã que ouve seus discos desde essa época!

- nico figueiredo

Boa noite amigo, gostei muito das suas explicações, pois trabalho com mix gosto muito mesmo e assistindo você falando disso tudo gostei muito um abraço.

- Rubens Miranda Rodrigues

Obrigado Sá, obrigado Backstage, adoro essas histórias, muito bom, gostaria de ouvir histórias sobre as letras tbém, abç.

- Robson Marcelo ( Robinho de Guariba SP )

Esperando ansioso o Pirão de Peixe e o 4. Meu primeiro S&G

- Jeferson

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