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COLUNISTAS

Iluminação cênica e simulação: perspectivas e reflexões (parte 1)

03/07/2020 - 16:06h
Atualizado em 03/07/2020 - 16:43h

Nesta coluna, Cezar Galhart fala, mais uma vez, sobre as opções na nova realidade pós-covid-19 na indústria do entretenimento e na iluminação cênica. Segundo o colunista da Backstage, “ainda que as lives sejam um tipo de espetáculo com enfoque promocional diversificado, outros movimentos ocorrem para a aproximação de uma realidade que sofrerá outros impactos por novos protocolos sanitários(...) Os shows voltarão, com menores capacidades ou outras configurações, mesmo que a ciência traga soluções que permitam maior aproximação entre as pessoas. Um novo mundo do entretenimento surgirá, isso é inevitável”.

 

Boa leitura!

 

 

 

Enquanto o mundo dos espetáculos e entretenimento ainda se mantém em compasso de espera para o momento pós-pandemia – sem previsão ou estimativas de retorno – este pode ser um período de avaliação e capacitação para alguns e busca de alternativas para outros. Com enfoque na primeira abordagem, mesmo sabendo que ambas são extremamente relevantes no momento, esta conversa será centrada na simulação da iluminação como uma área de estudos e capacitação. Área que também envolve aspectos econômicos, culturais e técnicos sendo também oportunidade de aprimoramento e especialização.

 

Em um período histórico sem precedentes na indústria de shows, muitas são as reflexões que devem fazer parte do dia a dia dos profissionais que integram o portifólio de habilidades, competências, técnicas, talentos e profissionalismo que formam o mercado artístico e cultural.

 

Conforme conversas anteriores, alternativas surgiram com a produção e promoção de lives com as mais diversificadas estruturas. Muitas com recursos mínimos – realizadas em ambientes residenciais e sem elementos cenográficos -, algumas com estruturas mais complexas, com cenários, patrocinadores e equipe de produção na condução dessas realizações.

 

Ainda que as lives sejam um tipo de espetáculo com enfoque promocional diversificado, que poderão se manter e permanecer como uma estratégica de bandas e artistas, outros movimentos ocorrem para a aproximação de uma realidade que sofrerá outros impactos por novos protocolos sanitários. Os shows voltarão, com menores capacidades ou outras configurações, mesmo que a ciência traga soluções que permitam maior aproximação entre as pessoas. Um novo mundo do entretenimento surgirá, isso é inevitável.

 


Figura 1: Perspectiva de projeto com a simulação de MagicBlade FX. Fonte: Ayrton Digital Lighting

 

O entretenimento voltará com novos produtos, mesmo que os elementos essenciais se mantenham: o palco, os protagonistas, a sonorização, os serviços e principalmente os públicos e a iluminação cênica. Sem este princípio e recurso elementar das produções de espetáculos parte da dinâmica se perde. Sem a iluminação cênica, esvaziam-se as produções em atratividade, dinâmica, sensações, percepções. Perde-se o brilho e anula-se uma das referências principais na expressão artística e visual manifestada pela iluminação, que revela, emoldura, dramatiza e emociona.

 

 

Nesse contexto que surge o segundo conceito dessa conversa: a simulação. Esta nada mais é que uma representação de algo real, formando um sistema artificial que permitirá a observação como instrumento de análise e busca de soluções e resultados, estéticos, energéticos, funcionais ou estratégicos.

 


Figura 2: Perspectiva de projeto gerada com o software GrandMA 3D. Fonte: Rolight

 

Em uma percepção ‘otimista’ para esse momento de isolamento social, a capacitação pode ser uma oportunidade de aprendizado, aprimoramento ou entretenimento doméstico (mesmo que seja para a ‘ocupação da mente’). E nas simulações computacionais – nas quais se incluem os softwares para essa finalidade – a iluminação cênica possui significativas opções, sejam dedicadas ou mesmo adaptadas para a elaboração de cenários e inclusão de componentes/módulos para a simulação da iluminação cênica.

 

Muitos desses softwares possuem diversos meios de aprendizado, seja pela disponibilidade de apostilas e tutoriais disponibilizados em websites, ou ainda pela oferta de vídeos com aulas e webinars encontrados em redes sociais. Alguns são mais intuitivos; outros, no entanto, requerem conhecimentos específicos relacionados às grandezas luminotécnicas e ainda são disponibilizados apenas em línguas estrangeiras.

 


Figura 3: Perspectiva de projeto gerada com o software WYSIWYG. Fonte: Campus Technology

 

Não se pretende com essa conversa apresentar todos os softwares existentes e nem esgotar o assunto, mas contextualizar a simulação com algumas ferramentas disponíveis. Importante destacar também que a simulação, no entendimento de representação, pode estar alinhada à produção de imagens – estáticas ou em movimento (no caso, animações) – que permitam a projeção em modelagem bidimensional ou tridimensional. Para a primeira condição, uma conversa específica abordará essa temática, uma vez que envolve objetivos e simbologias específicos.

 

No que se refere à segunda condição, alinhada às modelagens tridimensionais, determinadas ferramentas podem estar apenas dedicadas às representações de produtos, como luminárias ou recursos estruturais tais como AutoCAD 3D, 3DS Max ou Solidworks.

 

Em se tratando de iluminação cênica, alguns softwares são emblemáticos e específicos para a configuração de projetos com a demonstração (simulação) dos resultados a serem obtidos. Isso foi particularmente possível com o aprimoramento dos recursos e componentes de computação gráfica, mais especificamente na década de 1990, com os padrões gráficos de programação OpenGL (SGI) e mais tarde com o DirectX. Na terminologia do setor são também conhecidos como softwares visualizadores.

 


Figura 4: Perspectiva de projeto gerada com o software LightConverse Show. Fonte: Campus Technology

 

Um dos precursores é o Wysiwyg (What You See Is What You Get). Trata-se de um software design de iluminação lançado originalmente em 1994 com recursos de CAD – Computer Aided Design -, possibilitando configuração de plotagens, dados, além da visualização e controle de um show virtual, desenvolvido pela empresa canadense Cast Software Ltd. Amplamente utilizado e considerado um dos melhores softwares de iluminação profissional disponíveis, o pacote do Wysiwyg possui três produtos: Wysiwyg Report, Wysiwyg Design e Wysiwyg Perform. O primeiro permite apenas a edição bidimensional, embora seja capaz de criar planos de iluminação detalhados. O segundo apresenta recursos 3D e permite renderização fotorrealista. O último permite que o software seja controlado por um console ou editor offline compatível, permitindo a pré-programação.

 

 

A plataforma LightConverse 3D Show (da empresa ucraniana Light Converse EU) permite a visualização de várias recursos e efeitos integrados em shows virtuais com ótima resposta em tempo real, controlados por DMX, ArtNet ou sACN em um ambiente com renderização fotorrealista. A visualização de até 2000 equipamentos é possível, assim como o acesso de 3 a 15 saídas DVI para projeções no mundo real. Destaca-se ainda a capacidade de fazer projeções com a técnica de mapeamento de vídeo (3D Video Mapping), possibilitando a configuração de imagens em formatos complexos sem distorção.

 


Figura 5: Perspectiva de projeto gerada com o software Capture 2020. Fonte: Production Warehouse

 

Outro software que se evidencia nesse contexto é o Capture, da empresa sueca Capture Visualisation AB, disponibilizado pela primeira vez no mercado em 1998 com o Capture v.1. Configura-se em um software desenvolvido para o design, documentação e visualização de iluminação, intuitivo e versátil. Isso inclui iluminação e design, documentação avançada, importação e exportação para modelos 3D e dados, conectividade DMX, servidores de mídia, lasers e controle de movimento.

 

Requisitos para a capacitação podem estar relacionados ao acesso – pagos ou disponibilizados em versões Trial (gratuitas mas temporárias) e Free (totalmente grátis) -, sistema operacional de instalação (Windows ou MacOS) e hardware (afinal, para a renderização há exigência de computadores/notebooks com melhor performance) e mesmo as plataformas (atualmente, algumas versões são disponíveis para smartphones). Isso também dependerá da necessidade do profissional ou estudante e da finalidade. Nesse campo de aprendizado e capacitação, as possibilidades são múltiplas.

 

Naturalmente existem outros softwares, com componentes e particularidades, com sistemas que controlam vários elementos na simulação de um show, não somente relacionados aos instrumentos de iluminação. Fatores como escala e dimensões (amplitude), orçamento e logística poderão ser decisivos na escolha do software mais adequado e compatível dentro das premissas de projeto, procedimentos operacionais, processos dimensionados e sistemas de controle da iluminação cênica. Deve-se também lembrar que determinados fabricantes de consoles de iluminação visualizadores gratuitos com os controladores integrados, mas isso também poderá ser abordado em outro momento.

 

Abraços e até a próxima conversa!!!

 

 

Iluminação Cênica
Cezar Galhart

COMENTÁRIOS

O capacitor envelhece em um equipamento pouco usado também? Ou ele degrada principalmente com o uso? Por exemplo, um equipamento da década de 80 muito pouco usado precisaria de recap por desgaste do tempo?

- Henrique M

Ótimo, vai ajudar muito! Cesar é fantástico, ótima matéria!

- adriano vasque da

Saudades da Paranoia saudável que tínhamos no Freeeeeee Jazzzzzz Festival (imitando Zuza em suas apresentações magnificas) Parabéns Farat Forte abraço

- Ernani Napolitano

Artigo incrivel! Extremamente realista e necessário, obrigado mestre!

- Jennifer Rodrigues

Depois de 38 anos ouvindo o disco, eis q me deparo com a história dele. Multo bom!! Abrss

- Fernando Baptista Junqueira

Que maravilha de matéria, muito verdadeira é muito bem escrita, quem viveu como eu esta época, só pode agradecer pela oportunidade que Deus me concedeu. Vou ler todas, mas tinha que começar por esta… abraços…

- Caio Flávio

Só li verdades! Parabéns pela matéria Farat

- Guile

Ótimo texto Zé parabéns !!!!! Aguardando os próximos!!!

- Marco Aurélio

Adoro ver e rever as lives do Sá! Redescobri várias músicas da dupla valorizadas pela execução nas "Lives do Sá". Espero que esse trabalho volte de vez em quando. O Sá, juntamente com o Guilherme Arantes e o Tom Zé, está entre os melhores contadores de casos da MPB. Um livro com a história da dupla/trio escrito por ele seria muito interessante!

- Bruno Sander

Ontem foi um desses dias em que a intuição está atenta. Saí a caminhar pela Savassi sabendo que iria entrar naquela loja de discos onde sempre acho algo precioso em vinil. Já na loja, fui logo aos brasileiros e lá estavam o Nunca e o Pirão de Peixe em ótimo estado de conservação, o que é raríssimo. Comprei ambos. O 2º eu já tinha, meio chumbado. O Nunca eu conhecia de CD, e tem algumas das músicas que mais gosto da dupla, p. ex. Nuvens d'Água (acho perfeita), Coisa A-Toa (alusão à ditadura?), e outras. Me disseram que o F. Venturini é fã do Procol Harum, e realmente alguns solos de órgão dele fazem lembrar a banda inglesa.

- João Henrique Jr.

Que maravilha de matéria. Me transportei aos anos de ouro da música brasileira

- Sidney Ribeiro

Trabalho lindão. Parabéns à todos os envolvidos!

- Anderson Farias de Melo

O que dizer do melhor disco da música nacional(minha opinião). Tive o prazer em ver eles como dupla e a volta como trio em um shopping da zona leste de sampa. Lançamento do disco outra vez na estrada. Espero poder voltar a vê-los novamente, já que o Sa hoje mora fora do Brasil. E essa Pandemia, que isolou muito as pessoas. Obrigado por vocês existirem como músicos, poetas e instrumentistas. Vocês são F..., Obrigado, abracos

- Luiz antonio Rocha

Que maravilha Querido Paulinho Paulo Farat!! Obrigado por dividir conosco momentos tão lindos , pela maravilha de pessoa e imenso talento que Vc sempre teve, tem e terá, sempre estará no lugar certo e na hora certa ! Emocionante! Tive a honra de trabalhar muitas vezes com Vc, em especial na época do Zonazul , obrigado por tudo, parabéns pela brilhante carreira e que Deus Abençõe sempre . Bjbj

- Michel Freidenson

Mais uma vez um texto sensacional sobre a história da música e dos músicos brasileiros. Parabéns primo e obrigado por manter viva a memória dessas pessoas tão especiais para nós E vai gravar o vídeo desta semana! Kkkk

- Carlos Ronconi

Grande Farat!!! Bacana demais a coluna! Cheio de boas memorias pra compartilha!!!

- Luciana Lee

Valeu Paulo Farat por registrar nosso trabalho com tanto carinho e emoção sincera. Foram momentos profissionais muito importantes para todos nós. Inesquecíveis ! A todos os membros de nossa equipe,( e que equipe! ) Nosso Carinho e Saudades ! ???? ???????????????????? Guilherme Emmer Dias Gomes Mazinho Ventura Heitor TP Pereira Paulo Braga Renato Franco Walter Rocche Hamilton Griecco Micca Luiz Tornaghi Carlão Renato Costa Selma Silva Marilene Gondim Cláudia Zettel (in memoriam) Cristina Ferreira Neuza Souza

- Alberto Traiger

Depois de um ano de empresa 3M pude fazer o bendito carnê e comprei uma vitrolinha (em 12X) e na mesma hora levei Pirão, Quatro (Que era o novo), Es´pelho Cristalino e Vivo do Alceu, fiquei um ano ouvindo e pirando sem parar, depois vi o show do Quatro em Campinas. Considero o mais equilibrado de todos, sendo que sempre pendendo pro rural e nem tanto pro urbano, um disco atemporal podendo ser ouvido em qualquer situação, pois levanta o astral mesmo. No momento, Chuva no campo é ''a favorita'', mas depois passa e vem outra, igualzinho à aquela banda de Liverpool, manja????

- Ademilson Carlos de Sá

B R A V O!!! Paulo Farat não esqueça: “Afina isso aí moleque!” Hahahaha Tremendo profissional, sou teu fã, Grande abraço!

- Dudu Portes

Show é sensacional. Mas a s sensação intimista de parecer que a live é um show particular, dentro da sua casa, do seu quarto, é impagável. Parabéns família, incluindo Guarabyra e Tommy...

- Ricardo Amatucci

Paulo Farat vai esta nas lives do Papo Na Web a partir de amanha apresentando "Os Albuns Que Marcaram As Nossas Vidas"" Não percam, www.facebook.com/depaponaweb todas as terças-feiras as 20:00 horas

- Carlos Ronconi

Caro Luiz Carlos Sá, as canções que vocês fazem são maravilhosas, sinto a energia de cada uma. Tornei-me um admirador do trabalho de vocês no final dos anos 1970 com o LP Quatro e a partir de então saí procurando os discos de vocês, paguei um preço extorsivo pelo vendedor, os LP's "Casaco Marrom" do Guarabyra e "Passado, Presente e Futuro" (primeiro do Trio), mas valeu. tenho todos em LP's e CD's até o Antenas, depois desse só em CD's e o DVD "Outra Vez Na Estrada" exceto o mais recente "Cinamomo" mas em breve estarei com ele para curtir. A última vez que vi um show da dupla (nunca vi o trio em palco), foi no Recife no dia 16/04/2016 na Caixa Cultural, vi as duas apresentações. Levei dois bolos de rolo pra vocês, mas o Guarabyra não estava. Quero registrar que tenho até o LP "Vamos Por Aí", todos autografados, que foi num show feito no Teatro do Parque, as apresentações seriam nos 14,15 e 16/10/1992 mas o Guarabyra perdeu o voo e só foram dois dias, no dia do seu aniversário e outro no dia 16. Inesquecível. Agora estou lendo essas crônicas maravilhosas. Grande abraço forte e fraterno e muita saúde e sucesso pra vocês, sempre. P.S. O meu perfil no Facebook é Xavier de Brito e estou lá como Super Fã.

- Edison Xavier de Brito

Me lembro de ter lido algumas destas crônicas dos discos quando voce as publicou no Facebook em 2013, Sá. Muito emocionante reler e me emocionar de novo. Voces foram trilha sonora importantíssima dos últimos anos da minha vida. Sou de 1986, portanto de uma geração mais nova que escuta voces. Gratidão e vida longa a voces!

- Luiz Fernando Lopes

Salve!!! Que maravilha conhecer essas histórias de discos que fazem parte da minha vida. Parabéns `à Backstage e ao Sá! E, claro, esperando a crônica do Pirão. Esse disco me acompanha há mais de quarenta anos! Minhas filhas escutaram desde bebês e minha neta, que vai nascer agora em setembro, vai aprender a cantar todas as músicas!

- Maurício Cruz

com esse time de referências musicais (exatamente as minhas) mais o seu talento, não tem como não fazer música boa!!!! parabéns!!! com uma abraço de um fã que ouve seus discos desde essa época!

- nico figueiredo

Boa noite amigo, gostei muito das suas explicações, pois trabalho com mix gosto muito mesmo e assistindo você falando disso tudo gostei muito um abraço.

- Rubens Miranda Rodrigues

Obrigado Sá, obrigado Backstage, adoro essas histórias, muito bom, gostaria de ouvir histórias sobre as letras tbém, abç.

- Robson Marcelo ( Robinho de Guariba SP )

Esperando ansioso o Pirão de Peixe e o 4. Meu primeiro S&G

- Jeferson

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