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COLUNISTAS

Os segredos do Urei LA3A

18/08/2024 - 19:42h
Atualizado em 21/08/2024 - 16:59h


 

Caro leitor.

Vou falar sobre um equipamento que se tornou um dos mais reconhecidos por todos do mercado fonográfico. Um pouco mais de meio século depois do seu lançamento o LA3A continua sendo um dos mais desejados compressores entre os profissionais do áudio. Em minha opinião, da metade dos anos 50s até o final dos anos 70s foi a era de ouro dos projetos de equipamentos analógicos para estúdios de gravação e broadcast.


 

 

No final dos anos 1960, o engenheiro Brad Plunkett projetou o LA3A quando ocupava o cargo de diretor da engenharia na UREI. O compacto compressor foi lançado em 1969. Ele foi posicionado como opção de menor custo em face ao consolidado LA2A. Mais leve e mais moderno. Totalmente transistorizado e construído ao redor da fotocélula T4, foi um grande sucesso imediato e produzido por mais de uma década.

 

Em 2004 a Universal Áudio começou os estudos para fazer um clone do original LA3A. A UA adquiriu algumas unidades do UREI LA3A e começou a fazer a engenharia reversa. Para eles já havia um bom caminho andado. Pois já fabricavam a reedição de LA2A que usava a mesma fotocélula T4. Só tiveram que mudar a “lata” para caber em um rack 2U.

 

Segundo artigos da UA, para fazer o clone eles conseguiram um bom lote de componentes obsoletos e investiram tempo e dinheiro para tentar recriar transformadores mais próximo o possível dos usados pela UREI. Foi um árduo trabalho de pesquisa que consumiu uma boa grana.

 

Finalmente saiu o primeiro protótipo. Checaram a curva de resposta com um analisador de áudio e fizeram o teste A/B com uma unidade original restaurada. Pronto! Partiram para a linha de montagem. Eles reeditaram com sucesso um clássico.

 

 

 

Alguns segredos:

Todo grande sucesso tem inovações. Não se conquista notoriedade fazendo igual como todos fazem. Há alguns segredos do sucesso do LA3A que estão na forma de conceber e fabricar o equipamento. Por esse motivo resolvi retomar meus estudos e análises sobre os clássicos equipamentos. Usei todo meu conhecimento e instrumental para chegar as conclusões seguintes, começando pelo transformador de entrada, que foram fabricados sob encomenda pela United Transformer Corporation (UTC).

 

 

Acredito que a UTC foi a mais importante empresa em desenvolvimento e manufatura de indutores daquela época. Quem tem o conhecimento um pouco mais aprimorado sobre transformadores, sabe o quanto é difícil projetar um. Especialmente para entrada de áudio. É necessário um enorme investimento financeiro e intelectual, sem comentar a experiencia que só os mais antigos e dedicados profissionais têm para resolver problemas complexos que não são ensinados na escola. São segredos muito bem guardados que passam além de cálculos complicados e detalhes sobre laminação, tipo e pureza do fio de cobre e a maneira como são dispostos os enrolamentos. Isso é o que eu costumo chamar de Black Magic.

 

 

O centro:

A Fotocélula T4 é o centro do funcionamento de LA3A. Consiste em um conjunto com três fotocélulas. Duas para atenuar o sinal de áudio e uma para controlar o VU em modo GR. As fotocélulas são resistores dependente de luz (LDR). A luz de controle é emitida por uma pequena placa fosforescente. A placa é um dispositivo metálico coberto de fosforo (P) em um involucro de plástico que emite luz fluorescente. A intensidade da luz depende da tenção (AC) e frequência entregue pelo amplificador que controla a placa.

 


 Á esquerda: original em restauração; À direita: reedição da UA vista por dentro

 

 

O segredo está na velocidade de resposta dos LDRs, pois a resposta da placa fosforescente é extremamente rápida. O tempo de attack é dado pelo atraso da célula(LDR) em sair de um valor ôhmico alto, maior que 10M ohms, para um valor médio, onde começa a zona de atenuação. A reação do LDR em conjunto com a curva de resposta do amplificador que comanda a placa fosforescente determina comportamento do “Knee” na atuação do compressor. Exatamente por isso ele tem um comportamento singular na atenuação.

 

 

 

 Amplificador de saída (Drive)

 

O estágio de saída traz também uns segredos. Embora pareça um típico classe AB, o qual a principal caraterística é baixa distorção e ótimo rendimento, o projetista foi além. A fim de garantir uma menor distorção do sinal, o drive conta com um arranjo que permite ajustar o Bias garantindo a polarização um pouco acima da tensão regular na base dos transistores de saída.

 

E finalmente o último dos segredos que encontrei: o uso de tensão DC em uma das bobinas do enrolamento primário do transformador de saída. Acredito que a ideia por trás disso seja gerar um campo magnético contrário e cancelar um possível ruido. O curioso e que não mais foi adotado em nenhum circuito desde então.

 

 

 

Curva de resposta de frequência e THD de uma unidade original UREI LA3A aferida em laboratório.

 

 

 

Considerações finais

O mercado está cheio de reproduções baratas do LA3a. Uma pior do que a outra. Outro dia me trouxeram uma dessas para eu examinar. O equipamento parecia bacana por fora. Nas informações dizia que era montado com transformadores tal... e a fotocélula era feita por uma pessoa/empresa nos EUA. blá blá blá... Pois bem. Coloquei o equipamento na bancada, liguei aos instrumentos e para surpresa do dono, e não minha, o equipamento tinha o timbre pobre e comportamento de compressão totalmente diferente do que se propunha. Depois de tudo que foi escrito nesse artigo, você caro leitor entende o porquê de ser tão difícil fazer uma reprodução honesta. O fato é que as reproduções feitas por aí a fora, na maioria das vezes, só serve para promover o autoengano ou decorar o home estúdio.

 

 

 

Os segredos do Urei LA3A
Cesar Portela

COMENTÁRIOS

O capacitor envelhece em um equipamento pouco usado também? Ou ele degrada principalmente com o uso? Por exemplo, um equipamento da década de 80 muito pouco usado precisaria de recap por desgaste do tempo?

- Henrique M

Ótimo, vai ajudar muito! Cesar é fantástico, ótima matéria!

- adriano vasque da

Saudades da Paranoia saudável que tínhamos no Freeeeeee Jazzzzzz Festival (imitando Zuza em suas apresentações magnificas) Parabéns Farat Forte abraço

- Ernani Napolitano

Artigo incrivel! Extremamente realista e necessário, obrigado mestre!

- Jennifer Rodrigues

Depois de 38 anos ouvindo o disco, eis q me deparo com a história dele. Multo bom!! Abrss

- Fernando Baptista Junqueira

Que maravilha de matéria, muito verdadeira é muito bem escrita, quem viveu como eu esta época, só pode agradecer pela oportunidade que Deus me concedeu. Vou ler todas, mas tinha que começar por esta… abraços…

- Caio Flávio

Só li verdades! Parabéns pela matéria Farat

- Guile

Ótimo texto Zé parabéns !!!!! Aguardando os próximos!!!

- Marco Aurélio

Adoro ver e rever as lives do Sá! Redescobri várias músicas da dupla valorizadas pela execução nas "Lives do Sá". Espero que esse trabalho volte de vez em quando. O Sá, juntamente com o Guilherme Arantes e o Tom Zé, está entre os melhores contadores de casos da MPB. Um livro com a história da dupla/trio escrito por ele seria muito interessante!

- Bruno Sander

Ontem foi um desses dias em que a intuição está atenta. Saí a caminhar pela Savassi sabendo que iria entrar naquela loja de discos onde sempre acho algo precioso em vinil. Já na loja, fui logo aos brasileiros e lá estavam o Nunca e o Pirão de Peixe em ótimo estado de conservação, o que é raríssimo. Comprei ambos. O 2º eu já tinha, meio chumbado. O Nunca eu conhecia de CD, e tem algumas das músicas que mais gosto da dupla, p. ex. Nuvens d'Água (acho perfeita), Coisa A-Toa (alusão à ditadura?), e outras. Me disseram que o F. Venturini é fã do Procol Harum, e realmente alguns solos de órgão dele fazem lembrar a banda inglesa.

- João Henrique Jr.

Que maravilha de matéria. Me transportei aos anos de ouro da música brasileira

- Sidney Ribeiro

Trabalho lindão. Parabéns à todos os envolvidos!

- Anderson Farias de Melo

O que dizer do melhor disco da música nacional(minha opinião). Tive o prazer em ver eles como dupla e a volta como trio em um shopping da zona leste de sampa. Lançamento do disco outra vez na estrada. Espero poder voltar a vê-los novamente, já que o Sa hoje mora fora do Brasil. E essa Pandemia, que isolou muito as pessoas. Obrigado por vocês existirem como músicos, poetas e instrumentistas. Vocês são F..., Obrigado, abracos

- Luiz antonio Rocha

Que maravilha Querido Paulinho Paulo Farat!! Obrigado por dividir conosco momentos tão lindos , pela maravilha de pessoa e imenso talento que Vc sempre teve, tem e terá, sempre estará no lugar certo e na hora certa ! Emocionante! Tive a honra de trabalhar muitas vezes com Vc, em especial na época do Zonazul , obrigado por tudo, parabéns pela brilhante carreira e que Deus Abençõe sempre . Bjbj

- Michel Freidenson

Mais uma vez um texto sensacional sobre a história da música e dos músicos brasileiros. Parabéns primo e obrigado por manter viva a memória dessas pessoas tão especiais para nós E vai gravar o vídeo desta semana! Kkkk

- Carlos Ronconi

Grande Farat!!! Bacana demais a coluna! Cheio de boas memorias pra compartilha!!!

- Luciana Lee

Valeu Paulo Farat por registrar nosso trabalho com tanto carinho e emoção sincera. Foram momentos profissionais muito importantes para todos nós. Inesquecíveis ! A todos os membros de nossa equipe,( e que equipe! ) Nosso Carinho e Saudades ! ???? ???????????????????? Guilherme Emmer Dias Gomes Mazinho Ventura Heitor TP Pereira Paulo Braga Renato Franco Walter Rocche Hamilton Griecco Micca Luiz Tornaghi Carlão Renato Costa Selma Silva Marilene Gondim Cláudia Zettel (in memoriam) Cristina Ferreira Neuza Souza

- Alberto Traiger

Depois de um ano de empresa 3M pude fazer o bendito carnê e comprei uma vitrolinha (em 12X) e na mesma hora levei Pirão, Quatro (Que era o novo), Es´pelho Cristalino e Vivo do Alceu, fiquei um ano ouvindo e pirando sem parar, depois vi o show do Quatro em Campinas. Considero o mais equilibrado de todos, sendo que sempre pendendo pro rural e nem tanto pro urbano, um disco atemporal podendo ser ouvido em qualquer situação, pois levanta o astral mesmo. No momento, Chuva no campo é ''a favorita'', mas depois passa e vem outra, igualzinho à aquela banda de Liverpool, manja????

- Ademilson Carlos de Sá

B R A V O!!! Paulo Farat não esqueça: “Afina isso aí moleque!” Hahahaha Tremendo profissional, sou teu fã, Grande abraço!

- Dudu Portes

Show é sensacional. Mas a s sensação intimista de parecer que a live é um show particular, dentro da sua casa, do seu quarto, é impagável. Parabéns família, incluindo Guarabyra e Tommy...

- Ricardo Amatucci

Paulo Farat vai esta nas lives do Papo Na Web a partir de amanha apresentando "Os Albuns Que Marcaram As Nossas Vidas"" Não percam, www.facebook.com/depaponaweb todas as terças-feiras as 20:00 horas

- Carlos Ronconi

Caro Luiz Carlos Sá, as canções que vocês fazem são maravilhosas, sinto a energia de cada uma. Tornei-me um admirador do trabalho de vocês no final dos anos 1970 com o LP Quatro e a partir de então saí procurando os discos de vocês, paguei um preço extorsivo pelo vendedor, os LP's "Casaco Marrom" do Guarabyra e "Passado, Presente e Futuro" (primeiro do Trio), mas valeu. tenho todos em LP's e CD's até o Antenas, depois desse só em CD's e o DVD "Outra Vez Na Estrada" exceto o mais recente "Cinamomo" mas em breve estarei com ele para curtir. A última vez que vi um show da dupla (nunca vi o trio em palco), foi no Recife no dia 16/04/2016 na Caixa Cultural, vi as duas apresentações. Levei dois bolos de rolo pra vocês, mas o Guarabyra não estava. Quero registrar que tenho até o LP "Vamos Por Aí", todos autografados, que foi num show feito no Teatro do Parque, as apresentações seriam nos 14,15 e 16/10/1992 mas o Guarabyra perdeu o voo e só foram dois dias, no dia do seu aniversário e outro no dia 16. Inesquecível. Agora estou lendo essas crônicas maravilhosas. Grande abraço forte e fraterno e muita saúde e sucesso pra vocês, sempre. P.S. O meu perfil no Facebook é Xavier de Brito e estou lá como Super Fã.

- Edison Xavier de Brito

Me lembro de ter lido algumas destas crônicas dos discos quando voce as publicou no Facebook em 2013, Sá. Muito emocionante reler e me emocionar de novo. Voces foram trilha sonora importantíssima dos últimos anos da minha vida. Sou de 1986, portanto de uma geração mais nova que escuta voces. Gratidão e vida longa a voces!

- Luiz Fernando Lopes

Salve!!! Que maravilha conhecer essas histórias de discos que fazem parte da minha vida. Parabéns `à Backstage e ao Sá! E, claro, esperando a crônica do Pirão. Esse disco me acompanha há mais de quarenta anos! Minhas filhas escutaram desde bebês e minha neta, que vai nascer agora em setembro, vai aprender a cantar todas as músicas!

- Maurício Cruz

com esse time de referências musicais (exatamente as minhas) mais o seu talento, não tem como não fazer música boa!!!! parabéns!!! com uma abraço de um fã que ouve seus discos desde essa época!

- nico figueiredo

Boa noite amigo, gostei muito das suas explicações, pois trabalho com mix gosto muito mesmo e assistindo você falando disso tudo gostei muito um abraço.

- Rubens Miranda Rodrigues

Obrigado Sá, obrigado Backstage, adoro essas histórias, muito bom, gostaria de ouvir histórias sobre as letras tbém, abç.

- Robson Marcelo ( Robinho de Guariba SP )

Esperando ansioso o Pirão de Peixe e o 4. Meu primeiro S&G

- Jeferson

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