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COLUNISTAS

Observações sobre trabalhar com estúdios de Nashville

31/05/2024 - 14:56h
Atualizado em 31/05/2024 - 15:54h


 

Caro leitor.

Depois de um processo longo que envolveu muito trabalho, investimento e boa vontade. Finalmente estou dando início a um novo ciclo da minha carreira. Há alguns meses recebi minha autorização de trabalho para exercer a função de restaurador e projetista de equipamentos de áudio em solo norte americano. Para iniciar o novo ciclo, vou falar um pouco das particularidades desse que para mim é um novo mercado de trabalho. Então sigo com esse artigo bem diferente do habitual. Para começar deixo claro que o texto tem base nas minhas observações sobre minha área de trabalho, mas no geral vale para todos que fazem a indústria da música.

 

 

Dentro de um cenário profissional existem regras básicas. Iniciando, vamos distinguir o que é um estúdio para uso profissional / comercial e o que é um ‘Project Studio’ também conhecido como “Home Studio” . Um Home Studio aqui nos EUA, por definição, ou é um estúdio de uso privado, apenas para uso do artista (proprietário) desenvolver seus projetos, ou se refere ao estúdio caseiro. Normalmente fica instalado num quarto, usado por um estudante ou músico amador.

 

 

Portanto são usos bem diferentes.

 

 

Já os estúdios comerciais têm um funcionamento como qualquer outra empresa. Na verdade, a relação comercial dentro de um estúdio profissional é muito direta e transparente. Cada minuto conta. Sim, tempo é dinheiro. Não há distrações nem desperdício de tempo, tais como assuntos variados e uso de celular. Todos os dias os técnicos e assistentes chegam bem cedo e deixam o estúdio pronto para começar sessão. Tem hora para começar e hora para terminar. Passou disso, todos recebem um bom extra.  Por isso a hora rende... Aliás, o correto posicionamento profissional faz parte da cultura local. Por exemplo: para exercer a função como restaurador de microfones, eu precisei provar minha habilidade por meio de documentação. A partir disso, venho tendo a oportunidade de atender os estúdios comerciais na área de Nashville.

 

 

O faça você mesmo (Do- It- Yourself ) está intimamente ligado a cultura norte americana. Todas as pessoas têm acesso a tudo e qualquer um pode comprar ferramentas, instrumentos e peças para tentar fazer ou reparar qualquer coisa: de cortador de grama até microfones. Basta pedir on line que em 2-3 dias chega na porta. Mas no meio profissional isso não se aplica. O dono do estúdio nunca vai chamar o “amigo” para dar uma olhada o ar-condicionado. Tampouco o engenheiro de áudio vai abrir um microfone ou um compressor para tentar consertar. O DIY só acontece quando você vai fazer pra você mesmo, assumindo todo o risco , e não há uma relação comercial.

 

 

Há especialistas que estão realmente preparados para exercerem  as funções. São  profissionais qualificados com certificação na área. Como disse antes, o dono do estúdio não vai chamar um “cara que mexe” com A/C. Ele vai chamar uma empresa, seja grande, média, pequena ou um técnico especializado, com certificado. Definitivamente não há espaço para os “caras que mexem”.  Aqui não tem o “faz tudo”.  Compreendo que geralmente por apertos financeiros ou mera curiosidade, as pessoas optam por tentar fazer coisas que não estão habituadas. Mas daí a vender isso como produto ou serviço já é diferente...

 

 

O respeito é outra regra comum numa relação comercial entre o contratante e contratado:  não se admite perda de prazo ou de horário nessa relação. Tanto para fazer o trabalho como para pagar o trabalho. Contratempos podem acontecer, porém quando acontece, é sinal de respeito avisar à outra parte com alguma antecedência. Isso é uma atitude normal, nada especial. Mais um ponto importante dessa relação é o preço dos serviços: o mercado de uma forma geral sempre regulou os preços. A depender de oferta, demanda e qualidade, mais caro fica o serviço. Claro que também tem os com preços razoáveis e serviços medianos. Mas no mercado tão cheio de exigências, talvez a linha média não seja uma a melhor opção. Pelo que tenho visto por aqui, o critério principal  para a escolha de um profissional não é o preço e sim a qualidade. Isso faz com que os bons procurem se tornar melhores.

 

 

Outro ponto positivo é que ninguém vai por um preço no seu trabalho ou dizer que está caro. Se você foi chamado é porque confiam e respeitam você. Se não aceitarem o orçamento, simplesmente vão te avisar. Apenas isso. Ainda no capítulo preço, o mercado de serviços especializados é muito coeso. Ele está aberto para novos players que chegam para expandir com novas ideias e soluções, mas não para aqueles que pensam que derrubar preços é uma boa estratégia. O que em médio / longo prazo arruinaria o mercado como um todo.

 

 

O senso de comunidade é essencial para manter esse mercado forte.   

 

 

Na próxima edição voltarei com os assuntos costumeiros.

 

 

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Observações sobre trabalhar com estúdios de Nashville
Cesar Portela

COMENTÁRIOS

O capacitor envelhece em um equipamento pouco usado também? Ou ele degrada principalmente com o uso? Por exemplo, um equipamento da década de 80 muito pouco usado precisaria de recap por desgaste do tempo?

- Henrique M

Ótimo, vai ajudar muito! Cesar é fantástico, ótima matéria!

- adriano vasque da

Saudades da Paranoia saudável que tínhamos no Freeeeeee Jazzzzzz Festival (imitando Zuza em suas apresentações magnificas) Parabéns Farat Forte abraço

- Ernani Napolitano

Artigo incrivel! Extremamente realista e necessário, obrigado mestre!

- Jennifer Rodrigues

Depois de 38 anos ouvindo o disco, eis q me deparo com a história dele. Multo bom!! Abrss

- Fernando Baptista Junqueira

Que maravilha de matéria, muito verdadeira é muito bem escrita, quem viveu como eu esta época, só pode agradecer pela oportunidade que Deus me concedeu. Vou ler todas, mas tinha que começar por esta… abraços…

- Caio Flávio

Só li verdades! Parabéns pela matéria Farat

- Guile

Ótimo texto Zé parabéns !!!!! Aguardando os próximos!!!

- Marco Aurélio

Adoro ver e rever as lives do Sá! Redescobri várias músicas da dupla valorizadas pela execução nas "Lives do Sá". Espero que esse trabalho volte de vez em quando. O Sá, juntamente com o Guilherme Arantes e o Tom Zé, está entre os melhores contadores de casos da MPB. Um livro com a história da dupla/trio escrito por ele seria muito interessante!

- Bruno Sander

Ontem foi um desses dias em que a intuição está atenta. Saí a caminhar pela Savassi sabendo que iria entrar naquela loja de discos onde sempre acho algo precioso em vinil. Já na loja, fui logo aos brasileiros e lá estavam o Nunca e o Pirão de Peixe em ótimo estado de conservação, o que é raríssimo. Comprei ambos. O 2º eu já tinha, meio chumbado. O Nunca eu conhecia de CD, e tem algumas das músicas que mais gosto da dupla, p. ex. Nuvens d'Água (acho perfeita), Coisa A-Toa (alusão à ditadura?), e outras. Me disseram que o F. Venturini é fã do Procol Harum, e realmente alguns solos de órgão dele fazem lembrar a banda inglesa.

- João Henrique Jr.

Que maravilha de matéria. Me transportei aos anos de ouro da música brasileira

- Sidney Ribeiro

Trabalho lindão. Parabéns à todos os envolvidos!

- Anderson Farias de Melo

O que dizer do melhor disco da música nacional(minha opinião). Tive o prazer em ver eles como dupla e a volta como trio em um shopping da zona leste de sampa. Lançamento do disco outra vez na estrada. Espero poder voltar a vê-los novamente, já que o Sa hoje mora fora do Brasil. E essa Pandemia, que isolou muito as pessoas. Obrigado por vocês existirem como músicos, poetas e instrumentistas. Vocês são F..., Obrigado, abracos

- Luiz antonio Rocha

Que maravilha Querido Paulinho Paulo Farat!! Obrigado por dividir conosco momentos tão lindos , pela maravilha de pessoa e imenso talento que Vc sempre teve, tem e terá, sempre estará no lugar certo e na hora certa ! Emocionante! Tive a honra de trabalhar muitas vezes com Vc, em especial na época do Zonazul , obrigado por tudo, parabéns pela brilhante carreira e que Deus Abençõe sempre . Bjbj

- Michel Freidenson

Mais uma vez um texto sensacional sobre a história da música e dos músicos brasileiros. Parabéns primo e obrigado por manter viva a memória dessas pessoas tão especiais para nós E vai gravar o vídeo desta semana! Kkkk

- Carlos Ronconi

Grande Farat!!! Bacana demais a coluna! Cheio de boas memorias pra compartilha!!!

- Luciana Lee

Valeu Paulo Farat por registrar nosso trabalho com tanto carinho e emoção sincera. Foram momentos profissionais muito importantes para todos nós. Inesquecíveis ! A todos os membros de nossa equipe,( e que equipe! ) Nosso Carinho e Saudades ! ???? ???????????????????? Guilherme Emmer Dias Gomes Mazinho Ventura Heitor TP Pereira Paulo Braga Renato Franco Walter Rocche Hamilton Griecco Micca Luiz Tornaghi Carlão Renato Costa Selma Silva Marilene Gondim Cláudia Zettel (in memoriam) Cristina Ferreira Neuza Souza

- Alberto Traiger

Depois de um ano de empresa 3M pude fazer o bendito carnê e comprei uma vitrolinha (em 12X) e na mesma hora levei Pirão, Quatro (Que era o novo), Es´pelho Cristalino e Vivo do Alceu, fiquei um ano ouvindo e pirando sem parar, depois vi o show do Quatro em Campinas. Considero o mais equilibrado de todos, sendo que sempre pendendo pro rural e nem tanto pro urbano, um disco atemporal podendo ser ouvido em qualquer situação, pois levanta o astral mesmo. No momento, Chuva no campo é ''a favorita'', mas depois passa e vem outra, igualzinho à aquela banda de Liverpool, manja????

- Ademilson Carlos de Sá

B R A V O!!! Paulo Farat não esqueça: “Afina isso aí moleque!” Hahahaha Tremendo profissional, sou teu fã, Grande abraço!

- Dudu Portes

Show é sensacional. Mas a s sensação intimista de parecer que a live é um show particular, dentro da sua casa, do seu quarto, é impagável. Parabéns família, incluindo Guarabyra e Tommy...

- Ricardo Amatucci

Paulo Farat vai esta nas lives do Papo Na Web a partir de amanha apresentando "Os Albuns Que Marcaram As Nossas Vidas"" Não percam, www.facebook.com/depaponaweb todas as terças-feiras as 20:00 horas

- Carlos Ronconi

Caro Luiz Carlos Sá, as canções que vocês fazem são maravilhosas, sinto a energia de cada uma. Tornei-me um admirador do trabalho de vocês no final dos anos 1970 com o LP Quatro e a partir de então saí procurando os discos de vocês, paguei um preço extorsivo pelo vendedor, os LP's "Casaco Marrom" do Guarabyra e "Passado, Presente e Futuro" (primeiro do Trio), mas valeu. tenho todos em LP's e CD's até o Antenas, depois desse só em CD's e o DVD "Outra Vez Na Estrada" exceto o mais recente "Cinamomo" mas em breve estarei com ele para curtir. A última vez que vi um show da dupla (nunca vi o trio em palco), foi no Recife no dia 16/04/2016 na Caixa Cultural, vi as duas apresentações. Levei dois bolos de rolo pra vocês, mas o Guarabyra não estava. Quero registrar que tenho até o LP "Vamos Por Aí", todos autografados, que foi num show feito no Teatro do Parque, as apresentações seriam nos 14,15 e 16/10/1992 mas o Guarabyra perdeu o voo e só foram dois dias, no dia do seu aniversário e outro no dia 16. Inesquecível. Agora estou lendo essas crônicas maravilhosas. Grande abraço forte e fraterno e muita saúde e sucesso pra vocês, sempre. P.S. O meu perfil no Facebook é Xavier de Brito e estou lá como Super Fã.

- Edison Xavier de Brito

Me lembro de ter lido algumas destas crônicas dos discos quando voce as publicou no Facebook em 2013, Sá. Muito emocionante reler e me emocionar de novo. Voces foram trilha sonora importantíssima dos últimos anos da minha vida. Sou de 1986, portanto de uma geração mais nova que escuta voces. Gratidão e vida longa a voces!

- Luiz Fernando Lopes

Salve!!! Que maravilha conhecer essas histórias de discos que fazem parte da minha vida. Parabéns `à Backstage e ao Sá! E, claro, esperando a crônica do Pirão. Esse disco me acompanha há mais de quarenta anos! Minhas filhas escutaram desde bebês e minha neta, que vai nascer agora em setembro, vai aprender a cantar todas as músicas!

- Maurício Cruz

com esse time de referências musicais (exatamente as minhas) mais o seu talento, não tem como não fazer música boa!!!! parabéns!!! com uma abraço de um fã que ouve seus discos desde essa época!

- nico figueiredo

Boa noite amigo, gostei muito das suas explicações, pois trabalho com mix gosto muito mesmo e assistindo você falando disso tudo gostei muito um abraço.

- Rubens Miranda Rodrigues

Obrigado Sá, obrigado Backstage, adoro essas histórias, muito bom, gostaria de ouvir histórias sobre as letras tbém, abç.

- Robson Marcelo ( Robinho de Guariba SP )

Esperando ansioso o Pirão de Peixe e o 4. Meu primeiro S&G

- Jeferson

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